PÁGINA INICIAL
EMPRESAS
ENTIDADES
FEIRAS NO BRASIL
FEIRAS NO MUNDO
EXPOSIÇOES E EVENTOS
ARTIGOS
COMÉRCIO EXTERIOR
ENTREVISTAS
MANUAL DE GEMAS
CURSOS
CURIOSIDADES
JOALHERIA DE ARTE
MODA E TENDÊNCIAS
DICAS PRECIOSAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CLASSIFICADOS
PROMOÇÕES
COTAÇÃO DO DÓLAR
ANÚNCIOS
SOBRE O JOIABR
FALE CONOSCO
::::::::::::::::::::::::::::

© Joiabr - 2000
info@joiabr.com.br

 

Nova tecnologia para a fabricação de joias

 

 
Joia br - 31 de março de 2014
 


Nova máquina para Sinterização Direta de Metal por Laser (ou DMLS, sigla em inglês) para metais preciosos é apresentada em Baselworld.

Da redação - A empresa Cooksongold, sediada na Inglaterra, em parceria com a EOS - especializada em soluções de e-manufacturing, está desenvolvendo equipamentos para a indústria joalheira e relojoeira e apresenta, durante o salão Baselworld 2014, uma máquina que produz joias e caixas de relógios utilizando a tecnologia de sinterização direta de metal precioso por laser, Além de permitir a execução de projetos originais e produtos exclusivos de forma rápida, e irá atender tanto a indústrias, como também a designers. Batizada de “Precious M 080”, a máquina apresenta algumas inovações patenteadas.

Segundo o fabricante, a máquina poderá produzir joias sob medida ou em larga escala. Peças tridimensionais de alta complexidade em metais preciosos poderão ser construídas de forma eficiente e totalmente automática. Projetos considerados anteriormente muito demorados para serem comercialmente viáveis podem ser concretizados num único dia, sem a necessidade de um processo de produção laborioso e com a capacidade de alterar o design rapidamente sem ferramentas ou moldes.

O Processo:

A partir de um desenho gerado por softwares CAD/CAM, o feixe de laser é posicionado sobre um recipiente (cartucho) com pó fino de metal precioso. O pó é então derretido precisamente sobre os pontos definidos pelas informações obtidas diretamente do arquivo eletrônico, moldando a peça. O cartucho, em seguida, move-se para a próxima camada, até que o processo esteja completo. A tecnologia visa garantir a ausência de perdas de metal durante o processo, pois quando a peça é finalizada, qualquer excesso de pó é removido.


O processo é, em alguns aspectos, similar à prototipagem rápida, onde o modelo é criado em resina. No caso da Precious M 080, o modelo é produzido diretamente no ouro e, conforme informação do fabricante, não há perdas do metal.

Até agora, o projeto tem se centrado em ouro amarelo, branco e rosa 18K, mas prata 925, platina, paládio e outras ligas de ouro também estão na agenda da empresa. Segundo o Gerente de Produtos da Cooksongold, David Fletcher, em informação enviada diretamente à Redação do Portal Joia br, a máquina “Precious M 080” será lançada no mercado no próximo mês de novembro e custará 220 mil euros. O pó tem granulometria média de 30 mícrons e seu preço dependerá da liga adquirida. A Cooksongold oferece opções de financiamento.

A empresa ministrará um curso de treinamento de três dias, que pode ser realizado no Reino Unido ou nas dependências dos clientes, após a instalação. Haverá também formação avançada disponível, caso necessário.

Para que se possa avaliar o resultado da tecnologia antes da compra, a Cooksongold aceita receber o projeto do cliente para um julgamento da qualidade de produção. Para isso, será necessário o envio de um arquivo STL gerado por qualquer software CAD/CAM, usando o serviço "WeTransfer", que pode ser acessado através do website www.cooksongold-emanufacturing.com.

A Cooksongold é um dos principais fornecedores de metais preciosos fabricados na Europa e pertence ao grupo Heimerle + Meule, que expõe no Hall 4.U (stand E26) de Baselworld 2014. O salão mundial de joias e relógios, realizado na cidade suíça de Basileia, estará aberto até o próximo dia 3 de abril.

Consultas podem ser feitas com Jill Murray:
tel: +44(0)1212338192 ou lasersintering@cooksongold.co.

.-----------------------------
N.R: Acompanhe as novidades de Baselworld 2014 pela seção de notícias do Portal e também através de nossas páginas nas redes sociais
.

Matérias relacionadas:
>>> Arquitetura gótica inspira coleção de joias da Magerit
>>> Joias de Porcelana
>>> As novas joias da Rolex
>>> Nova linha de relógios Salvatore Ferragamo
>>> Relógios Champion em Baselworld
>>> Baselworld 2014: novidades, tendências e inovação
>>> Montegrappa homenageia Senna e Pelé durante Baselworld 2014
>>> Coleção Pensieri Felici - joias italianas em Baselworld 2014
>>> Carla Amorim apresenta a nova coleção Rússia em Baselworld 2014
>>> Stephen Webster mostra peças da coleção Albion Rose em Baselworld 2014

fotos: divulgação

 


© Copyright Joia br = É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo, sem prévia autorização

 

 

voltar ao index de notícias