PÁGINA INICIAL
EMPRESAS
ENTIDADES
FEIRAS NO BRASIL
FEIRAS NO MUNDO
EXPOSIÇOES E EVENTOS
ARTIGOS
COMÉRCIO EXTERIOR
ENTREVISTAS
MANUAL DE GEMAS
CURSOS
CURIOSIDADES
JOALHERIA DE ARTE
MODA E TENDÊNCIAS
DICAS PRECIOSAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CLASSIFICADOS
PROMOÇÕES
COTAÇÃO DO DÓLAR
ANÚNCIOS
SOBRE O JOIABR
FALE CONOSCO
::::::::::::::::::::::::::::

© Joiabr - 2000
info@joiabr.com.br

 

Joias de Nazaré 2016


 
Joia br - 30 de setembro de 2016
 

Poesias, cânticos e orações inspiram coleção de joias em homenagem à padroeira do Pará.

Da redação -  “Lá vem a Santa!”, expressão paraense que traduz a expectativa pela passagem da berlinda com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré nas procissões do Círio, é o tema da exposição Joias de Nazaré 2016, do Polo Joalheiro do Pará.

A mostra foi inaugurada nesta quinta-feira (29), na Casa do Artesão do Espaço São José Liberto (ESJL), em Belém. A entrada é gratuita e as peças serão comercializadas no local.

Rosângela Gouvêa Pinto, designer de joias e professora do Curso de Design da Universidade do Estado do Pará (UEPA), assina a direção criativa da coleção, formada por peças clássicas e contemporâneas, concebidas a partir das inspirações trabalhadas em um workshop de geração de produtos realizado no primeiro semestre, no ESJL. Entre as joias devocionais confeccionadas com ouro, prata e gemas preciosas, há pingentes, colares, anéis, brincos e braceletes.

Com inspiração poética nas orações e canções para Maria, 13 empresas de joias e gemas, 16 designers, sete produtores informais de joias, cinco estudantes de design, 14 ourives e cravadores e um lapidário do Programa Polo Joalheiro do Pará criaram e produziram as 113 peças da nova coleção. São eles: Bianca Kuroki, Brenda Lopes, Camilla Amarall, Celeste Heitmann, Eli Cascaes, Evandro Gobitch, Fábio Monteiro, Felipe Braun, Helena Bezerra, Ivan Silva, Ivete Negrão, Jorge Duarte, José Leuan, Joseli Limão, Rosa Castro, Rosáurea Simões, Ana Cássia, Carlos Gomes, Lucas Alves, Robson Reis, Thalyne Chrystyna, Viviane Gonçalves, BL Joias, Contemporâneo Design, Danatureza, Gemas do Mundo, HS Criação, José Coelho Lucas, Ourogema, Rhama Gemas e Joias, Zeus, Amajoia, Ednaldo Pereira, Emerson Bezerra, Francisco Assis, Ismael Lima, Jod Joias, Joiartmiro, Sila Brasila, Thiaraju Gomes e Leila Salame.

A direção artística da exposição ficou a cargo da designer Bárbara Müller, do Programa Polo Joalheiro do Pará. Segundo ela, a inspiração foi o cântico Nossa Senhora da Berlinda, uma das músicas que expressa a vibrante emoção de acompanhar o Círio, e da multidão de sonhos e fé em torno da berlinda. O espaço da mostra é decorado por berlindas de diversos tamanhos (produzidas pelo artesão Antônio Fernando Pinheiro), com trechos de letras de músicas marianas, com destaque para a cor dourada e afrescos.

Exposição “Joias de Nazaré 2016: Lá vem a Santa!”
Espaço São José Liberto (ESJL): Praça Amazonas, s/n, Jurunas - Belém - Pará
Visitação: de 1º a 29 de outubro de 2016, segunda a sábado, das 9h às 18h30, e aos domingos, das 10h às 18h. No domingo, 2 de outubro (eleições), o ESJL não abrirá, e no sábado seguinte, 8, em que é realizada a procissão da Trasladação, funcionará das 9h às 15h. No domingo do Círio, dia 9 de outubro, abre das 14h às 18h. O ESJL fica fechado em 24 de outubro (segunda), Dia do Comerciário e Recírio.

A exposição “Joias de Nazaré” é uma realização Governo do Pará, por meio das Secretarias de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) e de Cultura (Secult), e do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), com apoio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), UEPA e NAC da UEPA.

Fotos: Márcio Ferreira - Agência Pará (divulgação)


 




© Copyright Joia br = É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo, sem prévia autorização

 

 

voltar ao index de notícias