PÁGINA INICIAL
EMPRESAS
ENTIDADES
FEIRAS NO BRASIL
FEIRAS NO MUNDO
EXPOSIÇOES E EVENTOS
ARTIGOS
COMÉRCIO EXTERIOR
ENTREVISTAS
MANUAL DE GEMAS
CURSOS
CURIOSIDADES
JOALHERIA DE ARTE
MODA E TENDÊNCIAS
DICAS PRECIOSAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CLASSIFICADOS
PROMOÇÕES
COTAÇÃO DO DÓLAR
ANÚNCIOS
SOBRE O JOIABR
FALE CONOSCO
::::::::::::::::::::::::::::

© Joiabr - 2000
info@joiabr.com.br

 

Rio + Design 2012

 

 
Joia br - 28 de novembro de 2012
 

Exposição reúne projetos originais, criados a partir de materiais responsáveis. Entre os produtos estão joias e bijuterias.

Da redação - Utilizar o design como ferramenta de inovação e transformação. Esse é o objetivo do Rio + Design 2012, que acontece entre os dias 29 de novembro e 6 de dezembro, no Museu de Arte Moderna - MAM.

O evento é realizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico do Rio de Janeiro, com a parceria do Centro Brasileiro de Desenho Industrial (CBDI). Nesta edição, os designers apresentarão projetos originais, criados a partir de matérias-primas brasileiras e responsáveis.

A exposição Rio + Design contará também com palestras e rodada de negócios. A visitação será gratuita.

Joias e bijuterias

Até mesmo os chamados "materiais responsáveis", produzidos com baixo impacto ambiental e alta contribuição social, podem gerar resíduos. Para dar destino às sobras de materiais reciclados, a Associação dos Joalheiros e Relojoeiros do Estado do Rio (Ajorio) propôs um desafio a seus designers: transformar em adornos restos de matérias-primas sustentáveis utilizadas na produção de móveis, brinquedos e acessórios de casa. Foram selecionados 31 projetos, que estarão expostos durante o Rio + Design.

São joias e bijuterias feitas com o refugo de borracha de pneu reciclado, couro de peixe, laminado de Pet, seda orgânica, pastilhados de bambu e macieira, com ou sem metais preciosos.

O colar "Relevos", criação de Denise Queiroz, foi confeccionado com chapas de bambu prensado, cobre, citrino e fio de couro. O design é inspirado na arte construtivista.

O colar "Pérolas de Bambu", de Silvia Beildeck, é composto por pastilhas de laminado de bambu, cortadas a laser, e fecho em prata. Ela usou como tema um clássico da joalheria: o colar de pérolas. Na escolha do material, Silvia traçou um paralelo entre as gemas e o bambu pela leveza e luminosidade.

Ana Nordeste criou o anel "Atração Fatal", com pastilhado de macieira*, imã e quartzo. O tema para a joia, explica Ana, veio de uma maçã e da força de atração. Ela lembra a história de Adão e Eva, que  foram expulsos do Éden ao partilharem uma maçã e se sentirem atraídos, e que a mesma mesma fruta caiu sobre Isaac Newton, dando ao físico a inspiração para investigar a natureza da atração gravitacional.

Já o colar "Tatu-bola", criado pela designer Patrícia Spar Arraes, da Spariam, traz a mascote da Copa do Mundo de Futebol 2014. O tatu-bola é uma espécie exclusivamente brasileira e é capaz de se enrolar em sua carapaça, protegendo-se quando pressente uma ameaça.  Feito com latão, retalhos de couro de peixe e prata articulada, o colar - assim como o animal - é versátil, podendo ser usado na forma de bola ou de tatu. Criativo!

Exposição Rio + Design 2012
MAM - Av. Infante Dom Henrique 85 - Parque do Flamengo - Rio de Janeiro - RJ
de 29 de novembro a 6 de dezembro, de segunda a sexta das 12h às 18h
e finais de semana das 12h às 19h
Entrada gratuita

* Nas plantações de maçãs da região de Palmas (PR), a poda anual dos galhos é necessária para que a produção se renove. Isso gerava um grande resíduo queimado a céu aberto, até que surgiu a ideia de transformá-lo em pastilhado. A colagem é manual e feita por senhoras das comunidades locais.


fotos: divulgação

© Copyright Joia br = É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo, sem prévia autorização

 

 

voltar ao index de notícias