PÁGINA INICIAL
EMPRESAS
ENTIDADES
FEIRAS NO BRASIL
FEIRAS NO MUNDO
EXPOSIÇOES E EVENTOS
ARTIGOS
COMÉRCIO EXTERIOR
ENTREVISTAS
MANUAL DE GEMAS
CURSOS
CURIOSIDADES
JOALHERIA DE ARTE
MODA E TENDÊNCIAS
DICAS PRECIOSAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CLASSIFICADOS
PROMOÇÕES
COTAÇÃO DO DÓLAR
ANÚNCIOS
SOBRE O JOIABR
FALE CONOSCO
::::::::::::::::::::::::::::

© Joiabr - 2000
info@joiabr.com.br

 

Topázio azul


 
Joia br - 28 de setembro de 2016
 

Pedra preciosa de 9.381 quilates, originária do Brasil, será exibida em museu da Inglaterra a partir de outubro.

Da redação -  Um topázio azul de 9.381 quilates ficará em exposição permanente no Museu de História Natural, em Londres. A pedra preciosa, batizada “The Ostro Stone”, tem cor vívida intensa e é a maior de seu gênero no mundo*.

Descoberto em Minas Gerais por Max Ostro, fundador da britânica Ostro Minerals, o topázio permaneceu nos cofres da empresa por três décadas. Há seis anos, com o falecimento de Max, seu filho Maurice Ostro assumiu o comando dos negócios da família e começou a apoiar vários projetos de caridade.

"Coletar belas gemas coloridas era a paixão de meu pai. Minha missão é aproveitar o seu notável legado de uma forma que iria deixá-lo orgulhoso. Estamos muito satisfeitos que o melhor de suas pedras preciosas agora será parte da coleção do Museu de História Natural”, declarou o empresário e filantropo, que viabilizou a exibição do topázio através de um empréstimo a longo prazo.


The Ostro Stone: flawless (impecável), lapidação oval, mede 15 cm de comprimento e 10,5 cm de largura, pesa 9.381 ct e possui cor azul vívida excepcional, resultante de procedimentos de tratamento comumente usados em pedras. É o primeiro grande topázio deste tipo a ser exibido no Museu e estará à mostra ao lado de espécimes de uma das coleções de minerais mais importantes do mundo.

O topázio será exibido ao público na galeria de minerais do museu londrino a partir de 19 de outubro. Antes, porém, será apresentado oficialmente em um evento privê no dia 6 de outubro, que contará com performance de Daphne Guinness, cantando uma seleção de faixas de seu álbum produzido por Tony Visconti. Na ocasião, serão reveladas também três novas peças de "arte vestível”, com o uso de topázios doados pela Ostro Minerals, criadas pelos artistas Isaac Julien, Nicole Wermers e Catherine Yass.

---------------
*N.R.: Outros topázios famosos são o Brazilian Princess (21.005 quilates, corte esmeralda e cor azul clara, pertence à coleção do American Museum of Natural History, de Nova York) e o El-Dorado (considerado a maior pedra preciosa lapidada do mundo, este topázio foi descoberto em Minas Gerais, pesa 31.000 quilates e tem cor marrom-amarelada. Faz parte do Programa Royal Collections, da Espanha).


foto: divulgação

 

 

 

 




© Copyright Joia br = É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo, sem prévia autorização

 

 

voltar ao index de notícias