PÁGINA INICIAL
EMPRESAS
ENTIDADES
FEIRAS NO BRASIL
FEIRAS NO MUNDO
EXPOSIÇOES E EVENTOS
ARTIGOS
COMÉRCIO EXTERIOR
ENTREVISTAS
MANUAL DE GEMAS
CURSOS
CURIOSIDADES
JOALHERIA DE ARTE
MODA E TENDÊNCIAS
DICAS PRECIOSAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CLASSIFICADOS
PROMOÇÕES
COTAÇÃO DO DÓLAR
ANÚNCIOS
SOBRE O JOIABR
FALE CONOSCO
::::::::::::::::::::::::::::

© Joiabr - 2000
info@joiabr.com.br

 

Semana Design Rio

 

 
Joia br - 28 de agosto de 2016
 

Evento acontece, pela primeira vez, no Pier Mauá, além de promover atividades paralelas em distritos criativos espalhados pela cidade.

Da redação - Idealizada para divulgar a produção de profissionais e empresas fluminenses em diversas áreas do design, a Semana Design Rio chega à sua quarta edição recheada de atrações e reforça a vocação da cidade do Rio de Janeiro como polo da indústria criativa.

Esse ano, o evento será realizado entre os dias 1º e 4 de setembro na Zona Portuária (Armazém 6) e sediará mais uma edição da mostra Rio + Design, com peças relacionadas ao tema “Transformação”. Joias contemporâneas e criativas estarão entre os produtos em exposição.


Brincos "Stone Cage" - uma das criações de Diogo Dalloz selecionadas para a mostra Rio + Design. A joia é feita em prata 925 e gemas preciosas, sob o conceito |in|complete (vendidas separadamente, as gemas podem ser trocadas pelo próprio usuário). As opções são ametista, citrino, peridoto, prasiolita e quartzos fumê, greengold, incolor ou rosa.

Outras atrações no Armazém 6 serão a mostra “Do material ao objeto por Irmãos Campana”, o Mercado Design Rio (feira que, pela primeira vez, acontece em parceria com a iniciativa multicultural O Cluster) e a exposição audiovisual Designers do Brasil - série de documentários que traça um panorama da diversidade do design em nosso país. Com produção da Loma Filmes, é composta por dez episódios de 26 minutos, cada um dedicado a um profissional de destaque, em diferentes especialidades. O joalheiro Antonio Bernardo e o estilista Ronaldo Fraga estão entre os nomes escolhidos para essa iniciativa.

A Semana Design Rio oferecerá, ainda, workshops e palestras.


Na mostra Rio + Design, a VIKX Joias Contemporâneas apresenta as gargantilhas Colombina (prata 925 com  ametista rose de france) e Arlequim (prata 925 com citrino palha). As joias integram a coleção Trilogia do Amor, inspirada nos personagens da Commedia dell'arte. Pierrot, a primeira linha da coleção, foi lançada em maio passado (veja aqui).

 


Denise Queiroz marca presença na Rio + Design com o colar Galáxia. A joia, inspirada no movimento em espiral das galáxias, já foi exibida na Alemanha e, pela primeira vez, participa de uma exposição no Brasil  O colar é feito com prata 950, topázios London e diamantes. (foto: Almir Pastore).

Atividades paralelas

Assim como aconteceu na edição 2015 da Semana Design Rio, atividades paralelas também irão ocupar os Distritos Criativos, como a zona sul e o centro da cidade, além da fábrica Bhering - que terá intensa programação com lançamentos, exposições  (incluindo joias artesanais  e bijuterias), instalações e foodtrucks.

Para quem se interessa por joalheria, destacamos a aula gratuita ministrada pelo Atelier Mourão (dia 2 de setembro, das 14 às 17h, em Ipanema / inscrições devem ser feitas antecipadamente pelo e-mail contato@ateliermourao.com.br) e a exposição da Maria Oiticica Biojoias em comemoração aos 15 anos da marca, com peças conceito e um espaço interativo com a história das sementes utilizadas nos produtos (dias 1º e 2 de setembro das 11h às 16h, no Jardim Botânico / aberta ao público, com entrada por ordem de chegada).

Uma outra boa dica são os workshops de diálogos criativos promovidos pelo Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro – CRAB  (dias 1º, 2 e 3, das 14h30 às 17h30, na Praça Tiradentes / aberto ao público, com entrada por ordem de chegada).

Semana Design Rio
Armazém da Utopia - Armazém 06
Av. Rodrigues Alves, 1794, Zona Portuária, Centro, Rio de Janeiro -RJ
de 1º a 4 de setembro - das 14h às 22h
Clique aqui e confira a programação

A Semana Design Rio é uma realização do jornal O Globo e conta com o patrocínio do Sistema Fecomércio RJ - Sesc - Senac, Casa Shopping e Sebrae.


Os relógios Maré, que estarão em exposição no Mercado Design Rio O Cluster, são feitos com madeiras de demolição ou reaproveitadas (todas certificadas) e as pulseiras estão disponíveis em lona, câmara de pneu reutilizada e couro de descarte industrial. O mostrador analógico é produzido com tintas orgânicas, o movimento é de quartzo japonês e o relógio pesa apenas 30 gramas!

 

fotos: divulgação.


© Copyright Joia br = É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo, sem prévia autorização

 

 

voltar ao index de notícias