PÁGINA INICIAL
EMPRESAS
ENTIDADES
FEIRAS NO BRASIL
FEIRAS NO MUNDO
EXPOSIÇOES E EVENTOS
ARTIGOS
COMÉRCIO EXTERIOR
ENTREVISTAS
MANUAL DE GEMAS
CURSOS
CURIOSIDADES
JOALHERIA DE ARTE
MODA E TENDÊNCIAS
DICAS PRECIOSAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CLASSIFICADOS
PROMOÇÕES
COTAÇÃO DO DÓLAR
ANÚNCIOS
SOBRE O JOIABR
FALE CONOSCO
::::::::::::::::::::::::::::

© Joiabr - 2000
info@joiabr.com.br

 

Coletivo Brasil Design

 

 
Joia br - 28 de abril de 2014
 


Com lançamento hoje, grupo composto por sete associações empregará o design como ferramenta social.

Da redação - Com a missão de desenvolver políticas e ações públicas, tendo o design como agente transformador da sociedade, nasce o Coletivo Brasil Design (CBrD), resultado da união da ABEST (Associação Brasileira de Estilistas), ABEPEM (Associação Brasileira de Estudos e Pesquisa em Moda), ABEDESIGN (Associação Brasileira de Empresas de Design), ABD (Associação Brasileira de Designers de Interiores), ADG Brasil (Associação dos Designers Gráficos do Brasil), ADP (Associação dos Designers de Produto) e SBDI (Sociedade Brasileira de Design da Informação).

O lançamento oficial do CBrD acontece nesta segunda-feira (28), com um coquetel às 19h30 no MuBE (Museu Brasileiro da Escultura), em São Paulo.


O CBrD representará profissionais e associações que têm como principal ferramenta de trabalho a criatividade. Em São Paulo e Rio de Janeiro são mais de 400 mil trabalhadores no setor, que agora poderão participar de iniciativas para a aproximação entre o design e a sociedade.

O Coletivo Brasil Design também reunirá em um único portfólio eventos consagrados, organizados pelas associações de classe - uma agenda repleta de acontecimentos importantes para a área durante o ano, como o Congresso Internacional de Design da Informação, Bienal Brasileira de Design Gráfico, Congresso Nacional de Design de Interiores, Brasil Design Week e o +B, Salão Brasileiro de Negócios de Moda e Conteúdo Criativo.

Joias - Segundo o Diretor de Projetos da ADP, Marcelo Lopes (foto), o Coletivo Brasil Design irá contribuir com a formulação de políticas públicas para temas ligados ao design, o que poderá trazer benefícios para todos os envolvidos. Para os profissionais que atuam na área da joalheria, e que ainda não dispõem de uma associação que os represente, Marcelo sugere a adesão à Associação dos Designers de Produtos. Ele conta que um dos seus objetivos na diretoria da ADP é a criação de diversos núcleos, incluindo um grupo de designers de joias.

Fundada em 2002, a ADP promove seminários, oficinas, exposições, palestras, concursos e cursos, além de editar publicações impressas e eletrônicas. Um de seus projetos, o Design Working, teve uma edição dedicada exclusivamente ao Design de Joias, com workshops e visitas monitoradas a ateliês (veja aqui).

 

----------------------------
N.R.: O CBrD surge em um momento importante para os profissionais do Design. Nesta segunda quinzena de abril, foi iniciada uma mobilização nas redes sociais em apoio ao mais recente projeto de lei favorável à regulamentação da profissão –  o PL 1391/2011, apresentado pelo deputado Penna e estagnado desde 2013.
Uma petição online já conta com milhares de assinaturas (acesse aqui).

 


© Copyright Joia br = É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo, sem prévia autorização

 

 

voltar ao index de notícias