PÁGINA INICIAL
EMPRESAS
ENTIDADES
FEIRAS NO BRASIL
FEIRAS NO MUNDO
EXPOSIÇOES E EVENTOS
ARTIGOS
COMÉRCIO EXTERIOR
ENTREVISTAS
MANUAL DE GEMAS
CURSOS
CURIOSIDADES
JOALHERIA DE ARTE
MODA E TENDÊNCIAS
DICAS PRECIOSAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CLASSIFICADOS
PROMOÇÕES
COTAÇÃO DO DÓLAR
ANÚNCIOS
SOBRE O JOIABR
FALE CONOSCO
::::::::::::::::::::::::::::

© Joiabr - 2000
info@joiabr.com.br

 

A estatueta dourada

 

 
Joia br - 28 de fevereiro de 2016
 


Em dia de entrega do Oscar, mostramos o making of do famoso e cobiçado troféu, que voltou a ser fabricado em bronze com banho de ouro.

Da redação - A cerimônia do Oscar será realizada neste domingo, 28 de fevereiro, no Dolby Theatre, em Hollywood. O público poderá conferir, como de costume, as joias e vestidos no red carpet, apresentações musicais, homenagens e, claro, os vencedores. Porém, nesta edição, a cobiçada estatueta dourada, troféu da premiação, teve seu processo de produção modificado.

 

Fabricadas pela R. S. Owens desde 1982, a partir deste ano as estatuetas passam a ser produzidas pela Polich Tallix Fine Art Foundry. Elas permanecem com as mesmas dimensões, mas foram fundidas em bronze (metal usado no primeiro troféu e que havia sido substítuido pelo estanho nos últimos anos) antes de receber o acabamento em ouro 24 quilates. O processo de fabricação também envolve técnicas tradicionais e modernas, como microfusão (cera perdida), impressão 3D e tecnologia de galvanoplastia utilizada em projetos da NASA.

O processo

Após entendimentos entre a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (AMPAS)  e a Polich Tallix, decidiu-se começar por digitalizar os desenhos da estatueta criados em 1928 por Cedric Gibbons, diretor de arte da  MGM, bem como o modelo usado em 2015.

Da mistura do clássico com o contemporâneo surgiu o projeto para 2016.  Através do uso de impressora 3D, foi feito um modelo em cera, posteriormente envolto em uma camada de pasta cerâmica e levado ao forno.  Com o calor, a cera se derrete, restando o invólucro de cerâmica que, em seguida, é preenchido com bronze líquido.  Quando o metal é resfriado, a peça é retirada do molde e polida.

Depois, cada Oscar recebe uma camada permanente de ouro 24 K, aplicada pela Epner Technology - empresa especializada em galvanoplastia.  A tecnologia Laser Gold foi desenvolvida originalmente para a Xerox e, mais tarde, utilizada pela NASA. É a primeira vez que este processo de revestimento exclusivo é empregado nos troféus da Academia.

Por fim, a base de bronze da estatueta é recoberta por pátina preta e polida à mão para dar um acabamento acetinado (após a cerimônia do Oscar, uma placa de bronze gravada com nome e categoria de cada vencedor é anexada ao centro da base). O tempo necessário para produzir 50 estatuetas leva cerca de três meses.

Sonhar com o "ouro"

A 88ª edição do Oscar será transmitida ao vivo para o Brasil pela TV Globo e pelo canal pago TNT. O slogan escolhido pela Academia para promover a premiação foi “We All Dream in Gold”. A campanha de divulgação conta com oito cartazes. Um deles traz a a silhueta do troféu, outro tem a foto de Chris Rock, mestre de cerimonias deste ano, e os restantes mostram imagens de artistas já premiados.

A grande expectativa da noite é saber se Leonardo DiCaprio leva o prêmio de melhor ator por seu trabalho no filme “O Regresso”. Ele já foi indicado várias vezes, mas nunca venceu, e os fãs fazem campanha intensa pelas redes sociais. Será que Leo finalmente terá em suas mãos a cobiçada estatueta dourada?


DiCaprio em cena de O Grande Gatsby, filme dirigido por Baz Luhrmann e
que teve, no figurino, joias especialmente  criadas pela Tiffany & Co (veja aqui)

Protagonista de “Diamantes de Sangue”, filme que lhe deu uma indicação ao Oscar em 2007, Leonardo DiCaprio é um dos investidores da Diamond Foundry, empresa que se propõe a desenvolver diamantes em laboratório com a mesma qualidade de gemas naturais sem empregar processos tradicionais de mineração que prejudiquem o meio ambiente. A startup também produz joias de diamantes em colaboração com vários designers.

 


 

© Copyright Joia br = É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo, sem prévia autorização

 

 

voltar ao index de notícias