PÁGINA INICIAL
EMPRESAS
ENTIDADES
FEIRAS NO BRASIL
FEIRAS NO MUNDO
EXPOSIÇOES E EVENTOS
ARTIGOS
COMÉRCIO EXTERIOR
ENTREVISTAS
MANUAL DE GEMAS
CURSOS
CURIOSIDADES
JOALHERIA DE ARTE
MODA E TENDÊNCIAS
DICAS PRECIOSAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CLASSIFICADOS
PROMOÇÕES
COTAÇÃO DO DÓLAR
ANÚNCIOS
SOBRE O JOIABR
FALE CONOSCO
::::::::::::::::::::::::::::

© Joiabr - 2000
info@joiabr.com.br

 

Flamejantes

 

 
Joia br - 27 de novembro de 2013
 


O fogo, com todo o misticismo que o cerca desde o início dos tempos, serve como enredo para a nova coleção de joias de Diogo Dalloz.

Da redação - Desenvolvida a partir do projeto final de mestrado em Design de Produtos e Interfaces cursado na Escola Superior de Artes e Design de Matosinho (ESAD) em Portugal, a nova coleção de Diogo Dalloz traz o fogo como inspiração.

Diogo aborda o fogo no sentido de sua contribuição para a sobrevivência e evolução do homem. Vai além, e explora a mística e o poder exercido pelo fogo, um dos cinco elementos da natureza e símbolo sagrado para algumas crenças. As joias são feitas com ouro 18 k ou prata banhada a ouro e gemas preciosas de cores quentes, como ágata vermelha e citrino, e formas que lembram chamas e labaredas.


Das mãos que controlam o fogo através da fundição do ouro, nasce a joia que representa o fogo da evolução humana: o anel “Begin”, que deu início à coleção / O envolvente anel “The Power of Fire” , com cirino em destaque

Assim, a coleção foi iniciada com um anel que representa a descoberta do fogo pelo Homo Erectus e que deu a ele o poder de se aquecer, cozinhar, dominar e se destacar perante outros indivíduos. Na sequência, um outro anel, “The Power of Fire”, foi inspirado no momento em que o homem passou a “domesticar” o fogo. Um citrino, erguido e cercado por chamas cujas formas também remetem a pinturas corporais, representa este fogo tão poderoso e determinante para a humanidade.

Brincos trazem ágatas vermelhas "incandescentes" em seu interior, como se a gema estvesse rodeada pelo fogo sagrado. Recortes no metal representam chamas de velas, acesas como forma de devoção e adoração.

Um bracelete e um anel fazem referência a antigos rituais tribais e danças ao redor de fogueiras. Até podem lembrar as conversas "ao pé do fogo", prática ainda comum em vilas e povoados do interior...

A coleção, batizada de "Set the World on Fire". já está à venda na loja virtual do designer: www.diogodalloz.com.br.

---------------------------
N.R.: Diogo Dalloz é formado em Belas Artes pela UFRJ, cursou joalheria na Calouste Gulbenkian no Rio de Janeiro e pós-graduação em “Design de Joias” em Portugal, onde também conclui curso de mestrado. Suas criações são exibidas em figurinos de alguns programas, novelas e séries da TV Globo. Atualmente, reside e tem seu atelier em Niterói, sua cidade natal.

Matérias relacionadas
>>> Do coração
>>> A pulseira da Sereia
>>> Happy Hour
>>> Mágicas formas

(fotos: divulgação)

 


© Copyright Joia br = É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo, sem prévia autorização

 

 

voltar ao index de notícias