PÁGINA INICIAL
EMPRESAS
ENTIDADES
FEIRAS NO BRASIL
FEIRAS NO MUNDO
EXPOSIÇOES E EVENTOS
ARTIGOS
COMÉRCIO EXTERIOR
ENTREVISTAS
MANUAL DE GEMAS
CURSOS
CURIOSIDADES
JOALHERIA DE ARTE
MODA E TENDÊNCIAS
DICAS PRECIOSAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CLASSIFICADOS
PROMOÇÕES
COTAÇÃO DO DÓLAR
ANÚNCIOS
SOBRE O JOIABR
FALE CONOSCO
::::::::::::::::::::::::::::

© Joiabr - 2000
info@joiabr.com.br

 

Históricas


 
Joia br - 27 de outubro de 2016
 

Segundo Império da França é tema de uma exposição em Paris e joias da Mellerio estão entre os itens que ilustram o período.

Da redação - Uma excelente dica para quem visita Paris é conferir a exposição “Espetacular Segundo Império, 1852-1870”, no Museu d'Orsay. Reunindo pinturas, esculturas, fotografias, desenhos de arquitetura e joias, a mostra conta com cenografia de Hubert Le Gall e revê uma época de euforia econômica, ostentação e mudanças.

A exposição fica em cartaz até 15 de janeiro de 2017 e é realizada em comemoração aos 30 anos do museu francês.

Joias

A Mellerio (Mellerio dits Meller) foi escolhida pelo Museu D'Orsay para ilustrar as habilidades e estilos da joalheria no período, com uma vitrine que exibe 35 criações - a maior parte delas vinda da coleção particular da maison.

Desde 1613, graças a privilégios reais concedidos por Maria de Medicis, a Mellerio obteve o direito de vender suas peças a uma clientela ilustre. Em 1815, foram os primeiros joalheiros a se instalar na Rue de la Paix, na capital francesa (saiba mais aqui).

A maison teve grande destaque no Segundo Império, com participações nas Exposições Universais (1855, 1862, 1867). A clientela da Mellerio, naquela época, incluía o imperador Napoleão III, a imperatriz Eugênia, a princesa Matilde, todas as cortes da França e da Europa, assim como escritores, compositores e atrizes.

--------------
N.R.: O Museu d’Orsay está situado à margem esquerda do rio Sena, próximo ao Louvre e ao Jardim das Tulherias. Inaugurado em dezembro de 1986 pelo presidente François Mitterrand, o museu foi instalado na estação ferroviária construída para a Exposição Universal de 1900, pelo arquiteto Victor Laloux.

O museu é dedicado à arte ocidental de 1848 a 1914. Obras-primas da pintura estão expostas ao lado de esculturas célebres, objetos decorativos, fotografias e desenhos.

fotos: @Mellerio

 




© Copyright Joia br = É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo, sem prévia autorização

 

 

voltar ao index de notícias