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Tanzanitas


 
Joia br - 27 de setembro de 2016
 

Novo livro sobre a rara tanzanita foi apresentado à imprensa durante feira de joias e gemas em Hong Kong. A obra chega ao mercado no próximo mês.

Da redação -  A tanzanita, gema de cor azul-violeta encontrada somente aos pés do monte Kilimanjaro, na Tanzânia, é tema de um livro que acaba de ser lançado em Hong-Kong.  A obra tem autoria de Didier Brodbeck e Hayley A. Henning e a direção de arte é assinada pelo brasileiro Ícaro Carlos.

“Tanzanite – Born from Lightning” (Ed. Watchprint, 196 pg, - capa dura) exibe centenas de belas peças com as raras tanzanitas, incluindo criações de designers e grifes internacionais, como Boucheron, Bulgari, Cartier, Chanel, Chaumet, Chopard, Dior, Louis Vuitton, Piaget e Wallace Chan. Os brasileiros Ara Vartanian, Letícia Linton e Ruth Grieco também têm joias estampadas no livro.


Sinopse: Em 1967, algumas amostras de tanzanita foram entregues ao indiano Manuel de Souza, que as compartilhou com alguns gemólogos. Enquanto ele pensava ter encontrado safiras, ficou surpreso ao saber que havia descoberto algo completamente extraordinário.
A nova pedra preciosa imediatamente chamou a atenção da Tiffany & Co. e a joalheria baseada em Nova York levou a gema ao estrelato. A marca lançou uma campanha que foi bem-sucedida o suficiente para dar à tanzanita o nobre título de "Gema do século XX”.
A tanzanita ganhou ainda mais notoriedade quando, em 2002, a American Gem Trade Association (AGTA) a incluiu em sua lista de Birthstones. A nova gema passou, então, a ser associada ao mês de dezembro, ao lado da turquesa e da zircônia. Esta foi a primeira vez que a lista sofreu uma alteração, desde sua edição oficial, em 1912, pela American National Association of Jewelers (Jewelers of America).
Sob os holofotes, a tanzanita começou a conquistar designers famosos, como Lorenz Bäumer, e joalherias tradicionais, como a maison Van Cleef & Arpels.

A ideia do livro surgiu há alguns anos, durante um encontro entre  o jornalista e escritor francês Didier Brodbeck com Hayley Henning, na época diretora da Tanzanite Foundation. Ela, especialista no assunto “tanzanita", e ele, jornalista especializado em joalheria e luxo, conversaram e decidiram reunir informações em uma publicação onde pudessem falar sobre o aspecto geológico e gemológico da tanzanita, bem como promover a gema, reunindo criações ousadas das melhores grifes joalheiras e designers. Convidado por Didier, o brasileiro Ícaro Carlos organizou em 196 páginas a pesquisa, fotos e conteúdo junto às grandes marcas de luxo e joalheiros do mundo todo. “Meu trabalho se baseou não apenas na direção artística, mas também em contatar cada marca, solicitar o conteúdo e fazer a curadoria deste, para dar à nossa obra uma linha coerente, em que somente os melhores tivessem espaço”, diz Icaro Carlos, designer de joias e gemólogo.

Este é o 13º terceiro livro de Didier Brodbeck, e o terceiro em parceria com Ícaro, um jovem brasileiro que já traz no currículo várias conquistas. Aos 18 anos, quando estudava no IED São Paulo, ganhou seu primeiro prêmio no concurso de design de joias “Tahitian Pearl Trophy”. Em 2009, mudou-se  para Milão, na Itália, e ingressou na academia internacional liderada pelo grupo Cartier. Um ano depois, estava trabalhando no principal atelier da marca em Paris. Desenvolveu projetos para marcas do ‘Richemont Group’ como Montblanc, Roger Dubuis, Dunhil London e IWC. Recentemente, concluiu curso no renomado GIA – Gemological Institute of America, em Londres.


Apresentado à imprensa durante conferência patrocinada pela Tanzanite Foundation no dia 17 de setembro, na  Hong Kong Jewellery and Gem Fair 2016, o livro “Tanzanite – Born from Lightning” chega ao mercado no final do próximo mês de outubro e poderá ser encontrado no site da Watchprint, na Amazon e em outras livrarias on-line.


fotos: divulgação

 

 

 

 




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