PÁGINA INICIAL
EMPRESAS
ENTIDADES
FEIRAS NO BRASIL
FEIRAS NO MUNDO
EXPOSIÇOES E EVENTOS
ARTIGOS
COMÉRCIO EXTERIOR
ENTREVISTAS
MANUAL DE GEMAS
CURSOS
CURIOSIDADES
JOALHERIA DE ARTE
MODA E TENDÊNCIAS
DICAS PRECIOSAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CLASSIFICADOS
PROMOÇÕES
COTAÇÃO DO DÓLAR
ANÚNCIOS
SOBRE O JOIABR
FALE CONOSCO
::::::::::::::::::::::::::::

© Joiabr - 2000
info@joiabr.com.br

 

 

Tesouros revelados

 

 
Joia br - 27 de junho de 2013
 

Ovos imperiais, joias e outros objetos de arte criados pela Fabergé estão reunidos em uma exposição nos EUA.

Da redação - Uma exposição no Museu Peabody Essex (PEM), em Salém, Massachusetts, revela peças criadas pela maison Fabergé entre 1855 e 1916. São mais de 230 ítens, entre ovos imperiais, joias e objetos preciosos provenientes da coleção do Museu de Belas Artes da Virginia. A mostra foi aberta no dia 22 de junho e poderá ser visitada até 29 de setembro.

O nome Fabergé está intimamente ligado ao luxo e à dinastia Romanov, deposta durante a revolução russa. Os Ovos de Páscoa Imperiais, criados sob encomenda para os czares, tornaram-se famosos e cobiçados por seus materiais preciosos, pela intricada criação, pelo valor histórico e também pela exclusividade: sabe-se que ainda existem 42 deles no mundo.

Outros objetos também foram criados para a família real, como cigarreiras de ouro e diamantes, joias, bomboniéres esmaltadas, esculturas em pedras preciosas e até cabos de sombrinhas. Projetos tão inovadores e complexos que não podiam ser facilmente imitados.


Ovo de Páscoa Imperial "Peter the Great" (1903) e o detalhe do Ovo Tsesarevich (1912), que foi dado de presente à imperatriz Alexandra por seu marido, o imperador Nicolau II. A peça, feita com lápis-lazúli e filigranas de ouro, tem no seu interior o brasão dos Romanov em diamantes e o retrato do filho Alexei, que sofria de hemofilia e havia estado entre a vida e a morte no ano anterior.
(Virginia Museum of Fine Arts, Richmond - Legado de Lillian Thomas Pratt.
Fotos: Katherine Wetzel. ©Virginia Museum of Fine Arts)

A presença dos Romanov - Imperador Nicolau II, a imperatriz Alexandra e seus cinco filhos - é também evidenciada na exposição "Fabergé Revealed" através da exibição de mais de 40 fotografias de família que, junto a peças de joalheria, foram alguns dos únicos bens que conseguiram levar quando deixaram São Petersburgo durante a Revolução.

fotos: divulgação

 

© Copyright Joia br = É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo, sem prévia autorização

 

 

voltar ao index de notícias