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Baselworld em resumo

 

 
Joia br - 27 de março de 2015
 

Salão mundial de relógios e joias realizado na Suíça encerra sua edição 2015 com balanço positivo e ampla cobertura da mídia internacional.

Da redação - Após oito dias de atividade, o salão mundial de relojoaria e joalheria Baselworld encerrou, nesta quinta-feira (26), sua 43ª edição. Apesar de uma pequena queda no número de compradores (-3%), a edição deste ano atraiu um número recorde de 4.300 representantes da mídia (+ 7,5%), e contou com 150 mil visitantes, número semelhante ao do ano passado.

Baselworld continua a ser uma oportunidade única para o lançamento de criações de marcas de 40 países,  não apenas expositores de  relógios e  joias, mas também de pedras preciosas, diamantes, pérolas, máquinas e serviços.

Gemas coradas, aposta forte dos expositores de Baselworld, nas joias da Boucheron: água-marinha e morganita nos anéis da linha Animaux de Collection e peridoto, rubelita, ametista e citrino nos anéis Joy.

Relojoaria suíça e conectividade

O salão teve a participação de 288 marcas suíças, sendo que 219 destas eram expositores de relógios e, entre elas, cerca de doze empresas apostaram no lançamento de um modelo de smartwatch, um tema que atrai a cobertura da mídia, principalmente depois que a Apple anunciou seus novos relógios interativos (veja aqui).

Relógio inteligente - A Bulgari apresentou em Baselworld o Diagono Magnesium, um "wisewatch" - conceito único na Suíça. É o primeiro relógio mecânico de luxo interativo, feito com tecnologia puramente suíça. O relógio conta com movimento Bvlgari Solotempo in-house, e armazena dados confidenciais usando criptografia, permitindo fazer um pagamento bancário seguro, ativar sistemas de alarme ou, até mesmo, desbloquear portas e fechaduras eletrônicas em casa e no trabalho. “Nossa ideia com o relógio conceito foi conciliar relojoaria suíça mecânica e conectividade. Mas a conectividade inteligente. Nós não estamos trabalhando em um Nintendo para o pulso. Enquanto algumas marcas lançam aparelhos descartáveis ou gadgets obsoletos, nós  propomos relógios inteligentes, de luxo atemporal”, declarou Jean-Christophe Babin, CEO da Bulgari.

Em janeiro de 2015, as exportações de relógios suíços aumentaram 3,7% e, na sequência, houve uma queda de 2% em fevereiro, assim como todas as exportações daquele país. A situação para os dois primeiros meses do ano ainda não deixa de ser positiva, apesar das medidas adotadas pelo Banco Nacional da Suíça, em janeiro passado, de cancelar o piso para o câmbio entre o franco suíço e o euro, mantido há três anos.


Balanço -  O clima incerto de certos mercados se refletiu na redução da participação da Ásia e da Rússia. Enquanto isso, houve um aumento no número de visitantes vindos da Europa e Américas. Em termos de negócios, a edição de 2015, de Baselworld terminou com uma atmosfera positiva em todos os setores, apesar do abrandamento do crescimento económico da China, dos problemas na Ucrânia e do ajuste cambial na Suíça.


A próxima edição de BaselWorld já tem data marcada: acontecerá ente os dias 17 e 24 março de 2016.

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fotos: Sutra Jewels / divulgação


 


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