PÁGINA INICIAL
EMPRESAS
ENTIDADES
FEIRAS NO BRASIL
FEIRAS NO MUNDO
EXPOSIÇOES E EVENTOS
ARTIGOS
COMÉRCIO EXTERIOR
ENTREVISTAS
MANUAL DE GEMAS
CURSOS
CURIOSIDADES
JOALHERIA DE ARTE
MODA E TENDÊNCIAS
DICAS PRECIOSAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CLASSIFICADOS
PROMOÇÕES
COTAÇÃO DO DÓLAR
ANÚNCIOS
SOBRE O JOIABR
FALE CONOSCO
::::::::::::::::::::::::::::

© Joiabr - 2000
info@joiabr.com.br

 

O Ano Novo Chinês


 
Joia br - 27 de janeiro de 2017
 

Joias e relógios, produzidos com materiais nobres e variadas técnicas, homenageiam o Ano do Galo.

Da redação - Neste sábado, 28 de janeiro, terá início o Ano Novo Chinês, comemorado segundo o calendário lunar. Na China, cada ano é relacionado a um animal - são doze os animais que formam os signos do zodíaco (saiba mais aqui). Em 2016, o signo regente foi o Macaco, que agora cede seu lugar ao Galo.

A celebração do Ano Novo Chinês já virou tradição entre muitas marcas joalheiras e relojoeiras internacionais, que lançam criações elaboradas com muita técnica evidenciando o signo do momento e suas características. Confira algumas novidades:

O Galo em um anel

O italiano Roberto Coin criou uma joia, em edição limitada, para homenagear o início do ano chinês. O anel, que passa a integrar  a conhecida coleção Animalier,  é feito com ouro branco, diamantes e safiras pretas, alaranjadas e amarelas.  A peça também traz um rubi inserido na parte interna do aro - assinatura do joalheiro em todas as suas criações.


De acordo com o horóscopo chinês, entre as características do signo estão o talento para se adaptar a qualquer tipo de situação, o gosto por ser o centro das atenções, pelo luxo e extravagência... O mimo está à venda por 18,8 mil euros.

Relógios

Desde 2012, a Piaget apresenta os signos do zodíaco chinês em seus relógios Altiplano ultra-finos. Em 2017, o Galo junta-se à coleção de edição limitada a apenas 38 peças. A decoração foi criada pela artista Anita Porchet, expert em esmaltação. Com texturas elaboradas e detalhes intrincados, a plumagem da ave parece parece brilhar no mostrador do relógio. Contrastando com os muitos tons de cinza, branco e preto, a crista se destaca em um vermelho vibrante, evocando a maneira em que o galo mostra ao mundo as facetas cintilantes de sua personalidade. O esplendor do esmalte artesanal (grand feu cloisonné) é realçado pela beleza natural de 78 diamantes de corte brilhante cravejados na caixa de ouro branco.

 

A esmaltação também foi aplicada para decorar a edição limitada (88 exemplares) do modelo Classico Year of the Rooster, da Ulysse Nardin. Células esculpidas com um cinzel diretamente no mostrador do relógio são preenchidas com esmalte - técnica champlevé. Suas cores vêm da mistura cuidadosa de óxidos metálicos diferentes. É então ateado fogo até que o esmalte derreta.

 

Aperte o play e confira o processo:

A Jaquet Droz criou quatro novos modelos para celebrar o Ano Novo Chinê, baseados no icônico Petite Heure Minute. Dois deles (35 mm) homenageiam a pintura em miniatura, com mostradores de ouro vermelho decorados com esmaltação Grand Feu e diamantes. O galo, acompanhado por peônias  para representar a renovação da primavera, é gravado à mão em um estilo aquarela para ecoar obras-primas de caligrafia chinesa. Cada modelo é único, retratando verdadeiras pinturas em miniatura que refletem a mão hábil do artista. À esquerda do mostrador, o bambu representa um ano cheio de resiliência diante da adversidade.

A técnica de escultura em miniatura foi usada para os outros dois preciosos modelos. Produzido em série linitada a 28 peças, o Petite Heure Minute Rooster combina volumes de ouro vermelho com um mostrador de jadeíta e madrepérola. Por fim, o outro modelo foi fabricado em uma edição limitada de oito peças, inteiramente pintadas à mão, iluminadas por penas de colorido vibrante. Estas pinturas extraordinariamente realistas complementam o brilho dos diamantes apresentados nas peças.

A Chopard celebra o Ano do Galo, com o relógio ultra-fino L.U.C XP em ouro rosa 18 K, cujo mostrador exclusivo foi criado pelo artista Kiichiro Masumura baseado nas técnicas do Urushi e Maki-e. O motivo foi extraído da iconografia chinesa, que acredita ser o galo um mensageiro divino, anunciando o raiar do dia. A edição é limitada a 88 peças.

Já a Swatch aposta em uma interpretação mais divertida. Partindo da ideia que galos representam pontualidade, pois acordam as pessoas todas as manhãs com seu canto, o relógio Rocking Rooster é colorido com um tom vermelho forte, para deixar todo mundo bem desperto! A embalagem segue o mesmo padrão de cor. O modelo é o Gent, com pulseira de silicone. O design é inspirado no estilo da arte chinesa de corte de papel.

A Vacheron Constantin também apresentou um novo modelo para sua coleção “Métiers d’Art - A lenda do zodíaco chinês com o signo do Galo. Clique aqui para ver.

Matéria relacionada: >>> 2016 - o Ano do Macaco

fotos: divulgação

 




© Copyright Joia br = É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo, sem prévia autorização

 

 

voltar ao index de notícias