PÁGINA INICIAL
EMPRESAS
ENTIDADES
FEIRAS NO BRASIL
FEIRAS NO MUNDO
EXPOSIÇOES E EVENTOS
ARTIGOS
COMÉRCIO EXTERIOR
ENTREVISTAS
MANUAL DE GEMAS
CURSOS
CURIOSIDADES
JOALHERIA DE ARTE
MODA E TENDÊNCIAS
DICAS PRECIOSAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CLASSIFICADOS
PROMOÇÕES
COTAÇÃO DO DÓLAR
ANÚNCIOS
SOBRE O JOIABR
FALE CONOSCO
::::::::::::::::::::::::::::

© Joiabr - 2000
info@joiabr.com.br

 

Joias brasileiras em destaque

 

 
Joia br - 26 de abril de 2016
 

Joias criadas por designers de São Paulo estão entre os vencedores do A’ Design Award.

Da redação - O A' Design Award anunciou os vencedores de sua edição 2015/2016. A competição internacional, realizada na Itália, premia produtos, projetos e serviços que demonstram qualidade, tecnologia e criatividade. É um símbolo de excelência em design e inovação.

As inscrições foram avaliadas por um júri internacional, que concedeu a distinção a particpantes oriundos de 88 países em 94 diferentes disciplinas de design. Na categoria "Jewelry, Eyewear and Watch Design", um dos laureados foi o brasileiro Marcelo Lopes, com a joia masculina Naja – um anel de formatura para o curso de Direito.  A Brazil & Murgel, de São Paulo, foi premiada na mesma categoria com dois projetos: o conjunto de pulseiras Cypris e os brincos Usire.

Anel de formatura

Criado pelo paulistano Marcelo Lopes, o anel Naja é feito com ouro 18 k amarelo e branco, ródio negro, rubi e diamantes. Concebida para um formando em Direito, a joia é peça única, repleta de simbologias. A começar pelo formato: o anel é quadrado - referência aos quatro elementos, às quatro fases da lua e aos quatro pontos cardeais.  No sistema hieroglífico egípcio, o quadrado significa realização.

Marcelo também diz que a forma é uma versão contemporânea da Naja  - serpente que é símbolo da proteção divina, da realeza e da evolução espiritual.

São oito os diamantes que enfeitam a peça. A escolha não foi aleatória. O 8 é o número do símbolo do infinito, do dinheiro e da abundância. A numerologia também explica: a formatura aconteceu em 2015 – ano cuja soma dos dígitos resulta em 8. Mais um detalhe: os diamantes, em corte brilhante, são giratórios.

O rubi não poderia faltar, é a pedra preciosa relacionada à profissão de advogado.  Sua cor vermelha  está associada à vida e à segurança, e também representa a boa oratória. A lapidação redonda da gema faz referência ao círculo, considerado um sinal de perfeição, união e plenitude. O anel Naja foi produzido pela Art’Orafo, de São Paulo.

O paulistano Marcelo Lopes comanda a Merchan-Design, estúdio criativo que atende ao mercado luxo e premium e que já conquistou  mais de 40 prêmios nacionais e internacionais, vários deles no A' Design Award, em categorias como Design Gráfico e Comunicação (veja aqui).  Marcelo também traz em seu currículo um livro sobre joias (veja aqui) e vários trabalhos para designers, joalheiros e galerias de arte do Brasil, além de um prêmio por uma joia masculina  no Tahitian Pearl Trophy Brasil 2003 - a primeira joia criada por ele. A premiação deste ano no A' Design é mais um reconhecimento ao talento do multifacetado designer e, ao que tudo indica, sinaliza sucesso se ele resolver se dedicar ao mundo da joalheria.

Joias by Brazil e Murgel

A natureza imprevisível do mar, com seus movimentos, formas e reflexos, inspirou a criação do conjunto de pulseiras Cypris (Gold A' Design Award ) O usuário pode criar diversas composições, combinando os modelos e suas curvas aleatórias e imprevisíveis. As ondulações nas superfícies do metal (ouro branco ou prata com banhos de ródio) em acabamento polido e acetinado revelam reflexos em muitos níveis de brilho e profundidade. A pérola negra (South Sea), com todo o seu mistério, parece flutuar entre as pulseiras, assumindo o papel de protagonista.

Os brincos Usire (Silver A' Design Award) são resultado de experimentações em formas livres, por corte e dobragem de folhas de metal (ouro 18 k). Esta espontaneidade acabou inspirando a criação de uma coleção que apresenta harmonia e equilíbrio de formas sem a evidência de simetria, já que permite seu uso em várias combinações.  O brinco com a forma original é usado em uma das orelhas, enquanto, de outro lado, pode-se escolher uma das variações das formas dele derivadas.

Fundada pelos designers Fabio Brasil e Henrique Murgel em 2010, a Brasil & Murgel é uma empresa de joias artesanais contemporâneas com sede em São Paulo.  Suas criações já foram premiadas no A' Design Award em 2013 e 2014, assim como estiveram presentes em exposições no Brasil e no exterior (saiba mais aqui).

fotos: divulgação

 


© Copyright Joia br = É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo, sem prévia autorização

 

 

voltar ao index de notícias