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Joia br - 26 de março de 2012
 

Bons resultados geram grande expectativa para a edição 2013 do salão suíço de joias e relógios BaselWorld, que será remodelado. Clássicos da relojoaria e gemas coradas foram destaques este ano.

Da redação - A 40ª edição de BaselWorld, o maior e mais importante salão de relojoaria e joalheria do mundo, recebeu 104.300 visitantes entre os dias 8 e 15 deste mês de março. Expositores se mostraram satisfeitos e a expressiva presença da mídia, com 3.320 jornalistas credenciados (9% mais que em 2011), atingiu um novo recorde. Ao mesmo tempo, a indústria aguarda com grande expectativa a próxima edição do evento, que terá novos pavilhões e melhor infraestrutura.

O novo layout da feira para 2013 e os bons negócios desta edição foram citados em comentários de vários empresários. Karl-Friedrich Scheufele, co-presidente da Chopard - grife que promoveu muitos lançamentos de joias e relógios (veja aqui e aqui), também falou sobre a importância mundial de BaselWorld: "Todos os nossos mercados internacionais foram bem representados este ano. Além disso, houve uma presença sem precedentes dos meios de comunicação".

Françoise Bezzola, vice-presidente da TAG Heuer, declarou que as vendas da grife tiveram um aumento de 30% sobre o ano anterior e que em 2013 o stand será expandido. Nesta edição, a atriz Cameron Diaz foi apresentada como a nova embaixadora da marca. (veja aqui)

BaselWorld 2012 também foi muito especial para a Hublot que, entre seus lançamentos, apresentou o relógio Big Bang $ 5 Million (veja aqui), vendido nos primeiros dias do salão (veja aqui). "O show foi impressionante. Recebemos ainda mais pedidos que no ano passado", disse disse o CEO da marca, Ricardo Guadalupe. Assim como a TAG Heuer, a Hublot também irá ampliar seu stand em 2013.

Relógios

As tendências apontadas em 2011 foram confirmadas: o estilo vintage foi mais uma vez o centro das atenções. A delicada tarefa de reviver o património das marcas envolveu o reforço das características dos modelos históricos, associando-as a códigos de design contemporâneo. As pulseiras variaram do clássico couro marrom até materiais sintéticos em uma vasta paleta de cores.

Materiais, texturas e cores foram repensados, a fim de aumentar a criatividade e conforto. Relógios mecânicos e skeletons (transparências que revelam intrincados mecanismos internos) foram destaques da feira, além de modelos esportivos ou de extremo luxo, com muitos diamantes.

Joias e gemas coloridas

Para o joalheiro italiano Giuseppe Picchiotti, participar de BaselWorld é fundamental para as empresas de joias: "Estamos satisfeitos com as vendas. Os negócios com países do Sudeste Asiático foram extraordinariamente bem. A partir de 2013 vamos investir mais e, portanto, nossas expectativas são ainda maiores".

Fornecedores de pedras preciosas também manifestaram muitas opiniões positivas, e a procura por gemas de cor, tanto por fabricantes de joias quanto por varejistas, foi um dos destaques da feira.

"Os joalheiros europeus estão utilizando gemas extraordinárias e únicas, em tons fortes de vermelho e azuis profundos. Eles também buscaram as cores do oceano - em turmalinas Paraíba e águas-marinhas, bem como em outras gemas azuis e verdes", declarou o negociante Markus Paul Wild. Os diamantes, que também tiveram boa saída, continuam marcando forte presença nas joias, aplicados em pavês - assim como as gemas coloridas.

A grife Carla Amorim fez sucesso com sua coleção Pantone (veja aqui), que traz em destaque as gemas coradas em tons vibrantes. "Este ano a feira foi ótima, ficamos super satisfeitas", comemora Kelly Amorim. A grife brasileira também promoveu o lançamento internacional da coleção Chocolate. As criações, que evocam duas paixões do universo feminino - joias e chocolates, abusam de combinações e misturas, como peças em ouro negro com gemas de cores fortes e diamantes black, ouro branco e rosa com diamantes rose cut, além de ouro amarelo com pedras negras.

No Hall of Universe, o quadro também foi otimista quanto ao futuro. Ralph Chow, diretor do Trade Development Council de Hong Kong, observou que, além das vendas terem sido sido satisfatórias,  o potencial de mercados emergentes, incluindo a Rússia e a América Latina, é muito promissor.

A próxima edição do salão BaselWorld acontecerá no período de 25 de abril a  2 de maio de 2013.

fotos: divulgação

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