PÁGINA INICIAL
EMPRESAS
ENTIDADES
FEIRAS NO BRASIL
FEIRAS NO MUNDO
EXPOSIÇOES E EVENTOS
ARTIGOS
COMÉRCIO EXTERIOR
ENTREVISTAS
MANUAL DE GEMAS
CURSOS
CURIOSIDADES
JOALHERIA DE ARTE
MODA E TENDÊNCIAS
DICAS PRECIOSAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CLASSIFICADOS
PROMOÇÕES
COTAÇÃO DO DÓLAR
ANÚNCIOS
SOBRE O JOIABR
FALE CONOSCO
::::::::::::::::::::::::::::

© Joiabr - 2000
info@joiabr.com.br

 

Artista da aldeia, artista universal

 

 
Joia br - 25 de maio de 2012
 

Designer de joias ganha homenagem em livro que celebra os cem anos da cidade goiana de Caldas Novas.

Da redação - Canta a tua aldeia e serás universal. A frase é atribuída ao escritor russo Leon Tolstoi e serve perfeitamente para ilustrar o que a designer de joias Adeguimar Arantes tem feito ao longo de 27 anos de carreira. Uma das homenageadas no livro Caldas Novas 100 Anos, lançado nesta sexta-feira, 25 de maio, a artista goiana foi diversas vezes premiada e reconhecida dentro e fora do Brasil, o que se deu graças à preciosa combinação entre talento, criatividade, simplicidade e o fazer voltado à sua terra.

Em mais de 250 páginas, o livro traz a história da cidade goiana e destaca, além das famosas termas, a gastronomia, a cultura, os pioneiros, o setor hoteleiro e os pontos turísticos. Também são homenageadas na obra cem personalidades. Compõem a lista os principais nomes das áreas social, cultural, empresarial, comercial e política

A matéria-prima de Adeguimar é o que ela mais preza: as belezas do Cerrado. As flores coloridas, os frutos saborosos e pequenas sementes que se unem às gemas brasileiras, a nosso ouro e prata, e formam joias raras, únicas e delicadas. Cada peça que sai das mãos da artista brota também de sua sensibilidade afinada. Cada joia é uma surpresa.

A garota que não se cansava de observar o pai, artesão, em seus afazeres, cedo pegou gosto pelo ofício. Aprimorou o talento, burilou o conhecimento e lapidou a sensibilidade. Tudo o que a rodeia a encanta. E, cedo ou tarde, se transforma em joia. Empreendedora várias vezes premiada pelo Sebrae, Adeguimar ajudou Caldas Novas a aprimorar sua vocação turística ao cantar suas belezas.

Página do livro com biografia de Adeguimar / Brincos com iconografia de Caldas Novas: em ouro branco, diamantes, berilos amarelos e fibra de jangada do cerrado tingida com anil (foto: Cristiano Vaz). A joia faz parte da coleção Além das Águas, que homenageia as riquezas da cidade

Entre as coleções que Adegumar mais gosta está Além das Águas, criada para homenagear a cidade onde vive. Conforme o nome assim define, o belo município goiano oferece muito mais que suas águas termais. Fauna e flora riquíssimas, lindas paisagens, clima ameno e acolhedor. É assim, cantando sua aldeia, que Adeguimar fala ao mundo. Ganha Caldas Novas e ganham todos aqueles que sabem valorizar a nossa cultura.

Veja também:
>>> Arte do Cerrado - perfil de Adeguimar Arantes (matéria de arquivo / 2006)

fotos: divulgação

© Copyright Joia br = É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo, sem prévia autorização

 

 

voltar ao index de notícias