PÁGINA INICIAL
EMPRESAS
ENTIDADES
FEIRAS NO BRASIL
FEIRAS NO MUNDO
EXPOSIÇOES E EVENTOS
ARTIGOS
COMÉRCIO EXTERIOR
ENTREVISTAS
MANUAL DE GEMAS
CURSOS
CURIOSIDADES
JOALHERIA DE ARTE
MODA E TENDÊNCIAS
DICAS PRECIOSAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CLASSIFICADOS
PROMOÇÕES
COTAÇÃO DO DÓLAR
ANÚNCIOS
SOBRE O JOIABR
FALE CONOSCO
::::::::::::::::::::::::::::

© Joiabr - 2000
info@joiabr.com.br

 

Plural

 

 
Joia br - 24 de abril de 2014
 


Nova coleção de joias da Manoel Bernardes explora a diversidade cultural brasileira, de forma sofisticada e atemporal.

Da redação - A coleção outono-inverno 2014 da Manoel Bernardes contempla as influências que contribuíram para a pluralidade cultural brasileira, através da convivência e da retroalimentação entre elas.

“Não é, portanto, pela similaridade que elas se agrupam, mas pela diversidade, tanto do design, item fundamental, como também das técnicas e tratamentos dados aos materiais”, destaca Manoel Bernardes, presidente da joalheria.

A pluralidade é explorada em linhas sofisticadas, que têm em comum a simetria, a fantasia e a cor.

Gemas brasileiras, pavês de diamante e laser com acabamento texturizado formam um conjunto de joias despojadas na linha Floresta. Já a linha Pré-Colonial remete à cestaria indígena, e é construída em tiras de ouro entrelaçadas sobre quartzo ou crisoprásio. O Barroco Português também inspira uma série de joias, onde topázios azuis aplicados sobre ouro rosa ou amarelo retratam o grafismo dos azulejos portugueses do período.

Joias da linha Barroco Português
(foto: 42 Fotografia)

 

 

O luxo ostensivo do renascimento francês, representado em peças modernas com gemas únicas e correntes aparentemente grossas, aparece na linha Influência Francesa. A linha Modernismo é inspirada em Tarsila do Amaral e exemplifica bem a primeira corrente artística brasileira que, de fato, deixou de reproduzir as formas europeias e desenvolveu uma identidade genuína, usando elementos como o nosso povo, o sol e a flora.

A produção artística contemporânea nacional dos últimos 20 anos inspirou outras duas linhas da coleção Plural. As joias "Urbana" refletem um olhar sofisticado e cosmopolita sobre o País, transformando em objetos de design elementos como a favela e as estruturas metálicas das grandes cidades.

Ao contrário da anterior, a linha Carioca é mais intuitiva e peculiar, traz cores combinadas quase que aleatoriamente. É uma forma singela de expressar a cultura popular brasileira.

----------------------------
N.R.: A joalheria Manoel Bernardes convidou um time de jovens fotógrafos para retratar sua nova coleção de joias "Plural". O ensaio "Novos Olhares" ficou lindo! Aperte o play e confira:


Fotógrafos: 42 Fotografia / Bruno Maluf / Julia Lego / Leca Novo / Studio Tertulia / Vicente França / Victor Faria - Concepção: Zagaia Comunicação - Making of: Felipe Bastos.

fotos das joias: Almir Pastore (divulgação)
www.manoelbernardes.com.br

 


© Copyright Joia br = É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo, sem prévia autorização

 

 

voltar ao index de notícias