PÁGINA INICIAL
EMPRESAS
ENTIDADES
FEIRAS NO BRASIL
FEIRAS NO MUNDO
EXPOSIÇOES E EVENTOS
ARTIGOS
COMÉRCIO EXTERIOR
ENTREVISTAS
MANUAL DE GEMAS
CURSOS
CURIOSIDADES
JOALHERIA DE ARTE
MODA E TENDÊNCIAS
DICAS PRECIOSAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CLASSIFICADOS
PROMOÇÕES
COTAÇÃO DO DÓLAR
ANÚNCIOS
SOBRE O JOIABR
FALE CONOSCO
::::::::::::::::::::::::::::

© Joiabr - 2000
info@joiabr.com.br

 

Tangram

 

 
Joia br - 23 de outubro de 2014
 


Antigo jogo chinês inspira coleção de joias da designer catarinense Viviany Amorim.

Da redação - Uma tarefa escolar sobre geometria e artes rendeu mais do que uma boa nota para Luíza, a filha mais velha da designer de joias Viviany Amorim, de Florianópolis (SC). A garota havia trazido para a lição de casa o Tangram* - um quebra-cabeça usado para estimular a criatividade e a imaginação. A curiosidade com o brinquedo foi bastante o suficiente para que Viviany despertasse para a possibilidade de se valer das peças do Tangram - cinco triângulos, um quadrado e um paralelogramo – no desenvolvimento de joias. Soluções que foram desencadeando novas ideias.


A coleção Tangram é baseada na poesia geométrica do milenar jogo chinês. “As sete peças do Tangram provocaram meu processo criativo, e vieram as joias em ouro amarelo, contrastando com o brilho dos diamantes negros e brancos. Estes materiais aparecem ora bem distintos, ora juntos”, comenta a designer. Viviany cita como exemplo os brincos Pássaro e Pandorga, numa referência ao trabalho que ilustra bem o brinquedo, além dos anéis Tangram: “como o quebra–cabeça, essas peças se desfazem,podendo ser usadas inteiras ou separadas, provocando a criatividade de que quem as possui”.



Lançada no início deste mês de outubro, a coleção está em exposição no ateliê da designer de joias, em Florianópolis. São peças autorais e instigantes, produzidas em edição limitada!

Viviany Amorim também cria peças exclusivas e feitas sob medida. Visitas podem ser agendadas pelo tel: (48) 3232-8977.

fotos: divulgação

---------------
* Tangram é um jogo muito utilizado pelos professores de matemática para apresentar aos alunos formas geométricas e trabalhar a lógica e a criatividade. Não se sabe ao certo como surgiu o brinquedo, e existem várias lendas sobre sua origem. Uma delas diz que uma pedra preciosa se desfez em sete pedaços, e com elas era possível formar várias figuras.

Para montar uma figura com peças do Tangram é necessário seguir regras: todas as peças devem ser utilizadas; as peças não podem ficar sobrepostas e cada peça precisa estar unida com outra peça, pelo menos, por um vértice.









© Copyright Joia br = É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo, sem prévia autorização

 

 

voltar ao index de notícias