PÁGINA INICIAL
EMPRESAS
ENTIDADES
FEIRAS NO BRASIL
FEIRAS NO MUNDO
EXPOSIÇOES E EVENTOS
ARTIGOS
COMÉRCIO EXTERIOR
ENTREVISTAS
MANUAL DE GEMAS
CURSOS
CURIOSIDADES
JOALHERIA DE ARTE
MODA E TENDÊNCIAS
DICAS PRECIOSAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CLASSIFICADOS
PROMOÇÕES
COTAÇÃO DO DÓLAR
ANÚNCIOS
SOBRE O JOIABR
FALE CONOSCO
::::::::::::::::::::::::::::

© Joiabr - 2000
info@joiabr.com.br

 

Arte joalheira

 

 
Joia br - 23 de junho de 2016
 

 

Exposição revela joias artísticas inspiradas em relatos íntimos de seis personagens e os registros do processo criativo.

Da redação - Tato, intimidade, relações afetivas, corpo, marcas, tempo e memória: estes são os elementos que compõem “A Pele é o mais profundo’, mostra da artista visual Lis Haddad, que acontece entre os dias 24 de junho e 3 de julho, no Centro de Referência de Moda (CRModa), em Belo Horizonte.

A exposição parte de singularidades dos corpos de pessoas entrevistadas pela artista, que  contribuíram com relatos sobre marcantes experiências de vida. Entre as histórias coletadas, há exemplos do registro da dor no rosto de quem perdeu uma pessoa querida, semelhanças físicas entre pai e filho e cicatrizes da infância. “Busquei, dentro do meu círculo pessoal, personagens que têm gravadas, em suas superfícies, marcas capazes de registrar suas existências”, destaca Lis.


As narrativas e o efeito que as experiências causaram na artista conduziram a produção das joias. “As peças materializam e extrapolam a identificação das marcas do corpo quando interagem com o meu olhar”, afirma Lis.

Após a produção, Lis fotografou os seis narradores usando as peças criadas com materiais diversos, como fio de ouro, argila, raiz, papel e tecido. As imagens e as joias serão exibidas ao lado de outros registros do processo criativo. No entanto, nenhuma história será revelada por completo, cabendo ao visitante uma própria visão a partir da interação com os elementos expostos.

Lis Haddad destaca que joalheria artística não se prende à usabilidade. Para ela, ainda que a própria tipologia do objeto carregue a ideia de vestir, não há preocupação em desenvolver peças ergonômicas e usuais. “O corpo é um símbolo de existência onde toda vivência é registrada e, também, o suporte da joia. Ao ampliar o olhar para a produção das peças, busco brechas a serem ocupadas por novas poéticas, ao invés da conhecida sedução imediata dos adornos”, revela.


“A Pele é o mais profundo” é parte do processo de pesquisa sobre significação de materiais e papel simbólico da joia. Costura a joalheria a outras práticas da economia criativa e investiga sua potência nos campos da arte, moda e design, processos criativos, a relação corpo-objeto e o diálogo entre artista e matéria.

De caráter intimista, a exposição é resultado da vivência de Lis Haddad como ourives e de uma extensa pesquisa, iniciada em 2007, sobre joalheria contemporânea e artística. Há um ano, ela promove o Laboratório A Joia Expandida - workshop que debate as relações e a potência em torno da joalheria e o seu valor no decorrer da história.

A "Pele é o mais Profundo" - Exposição de Arte joalheira de Lis Haddad
Vernissage: 23 de junho (para convidados)
Visitação pública: de 24 de junho a 3 de julho
(terça a sexta, das 9h às 21h / sábados e domingos das 10h às 14h)
Local: Centro de Referência de Moda - R. da Bahia 1149, 2º andar/ Salão principal
Centro – Belo Horizonte - MG

Sobre a artista

Lis Haddad é formada em Comunicação Social (UNI-BH), em Ourivesaria pela Escola Mineira de Joalheria e pós-graduada em Design de Gemas e Joias pela UEMG. Atuou como designer gráfico e de moda e, desde 2007, dedica-se exclusivamente à joalheria e produção de adornos. Além de coleções próprias, desenvolve projetos personalizados, acessórios para cinema e televisão, parcerias com ateliês focados em slow design e integra o Núcleo de Pesquisa em Figurino do Galpão Cine Horto.

Em 2010, Lis foi finalista do concurso AuDITIONS Brasil, promovido pela Anglogold Ashanti, com a peça Elos. Em 2011, realizou sua primeira exposição individual de joias com a coleção InLoco, no Rio de Janeiro. Em 2015, participou da Mostra Actio de Joalheria Contemporânea, em Belo Horizonte.

www.lishaddad.com


fotos: divulgação (créditos nas imagens)


© Copyright Joia br = É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo, sem prévia autorização

 

 

voltar ao index de notícias