PÁGINA INICIAL
EMPRESAS
ENTIDADES
FEIRAS NO BRASIL
FEIRAS NO MUNDO
EXPOSIÇOES E EVENTOS
ARTIGOS
COMÉRCIO EXTERIOR
ENTREVISTAS
MANUAL DE GEMAS
CURSOS
CURIOSIDADES
JOALHERIA DE ARTE
MODA E TENDÊNCIAS
DICAS PRECIOSAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CLASSIFICADOS
PROMOÇÕES
COTAÇÃO DO DÓLAR
ANÚNCIOS
SOBRE O JOIABR
FALE CONOSCO
::::::::::::::::::::::::::::

© Joiabr - 2000
info@joiabr.com.br

 

Kusama Inspira

 

 
Joia br - 23 de maio de 2014
 


A It design, loja do Instituto Tomie Ohtake, exibe peças criadas por seus designers em homenagem à artista japonesa Yayoi Kusama.

Da redação - Depois do sucesso em Brasília e no Rio de Janeiro, a exposição “Obsessão Infinita” chegou esta semana ao Instituto Tomie Ohtake, na capital paulista. Trata-se da maior exibição de obras da japonesa Yayoi Kusama já realizada na América Latina. São mais de cem trabalhos produzidos pela artista entre 1950 e 2013, entre pinturas, esculturas, vídeos, séries de slides e instalações. A mostra foi aberta ao público nesta quinta-feira (22) e fica em cartaz até o dia 27 de julho, com entrada gratuita.

Yayoi Kusama nasceu na cidade de Matsumoto, no Japão, em 1929. Começou a produzir seus trabalhos em papel nos anos 1940, antes de iniciar sua celebrada série Infinity Net (Rede Infinita), no final dos anos 1950. Essas pinturas são caracterizadas pela repetição obsessiva de pequenos arcos, aglutinados em padrões rítmicos maiores.
Mudou-se para Nova York em 1957, quando entrou em contato com artistas como Andy Warhol e Donald Judd. Ali começou a fazer performances que lhe renderam notoriedade. Em 1973, Yayoi retornou ao Japão e, desde 1977, vive voluntariamente em uma instituição psiquiátrica. A marca registrada de Yayoi é a figura da bola (polka dot).

 

Para celebrar a ocasião, a It design, loja do Instituto Tomie Ohtake, convidou seus designers para criar peças inspiradas no trabalho de Yayoi Kusama e promove, amanhã (24), uma exposição com obras de Alice Floriano, AMaria, Ana Nordeste, Aurea Sacilotto, Carla Kawamura, Flavia Martins, Kika Rufino, Renata Meirelles, Renata Porto, Lucia Higuchi, Lu Podboy, Nami Wakabayashi, Nao Yuasa, Nina Lima, Samantha Ortiz, Sonia Vessoni e Vera Monfort.

Entre as peças, há joias confeccionadas com diversos materiais, como ouro, prata, cobre e até isopor.


Anel de prata da coleção desenvolvida por Áurea Sacilotto / Anel de ouro by Carla Kawamura, que criou uma coleção com nove peças / colar "Ora bOlas", em isopor e cetim, joia conceitual de Ana Nordeste.


Colar de prata, shakudo (liga japonesa de cobre e ouro) e ouro 9k - criação de Nao Yuasa.

Exposição "Yayoi Kusama Inspira" - loja It design
sábado, dia 24 de maio - das 16h às 20h
Exposição Yayoi Kusama “Infinite Obsession” - Instituto Tomie Ohtake
de 22 de maio a 27 de julho de 2014 (terça a domingo, das 11h às 20h)
Rua Coropé, 88 - Pinheiros, São Paulo - SP / Entrada gratuita.

fotos: divulgação

 


© Copyright Joia br = É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo, sem prévia autorização

 

 

voltar ao index de notícias