PÁGINA INICIAL
EMPRESAS
ENTIDADES
FEIRAS NO BRASIL
FEIRAS NO MUNDO
EXPOSIÇOES E EVENTOS
ARTIGOS
COMÉRCIO EXTERIOR
ENTREVISTAS
MANUAL DE GEMAS
CURSOS
CURIOSIDADES
JOALHERIA DE ARTE
MODA E TENDÊNCIAS
DICAS PRECIOSAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CLASSIFICADOS
PROMOÇÕES
COTAÇÃO DO DÓLAR
ANÚNCIOS
SOBRE O JOIABR
FALE CONOSCO
::::::::::::::::::::::::::::

© Joiabr - 2000
info@joiabr.com.br

 

Raridade

 

 
Joia br - 23 de fevereiro de 2012
 

Grande e raro diamante rosa é encontrado na Austrália.

Da redação - A mineradora Rio Tinto, proprietária da mina de Argyle, na região de East Kimberley, Austrália, encontrou um raríssimo diamante rosa de 12,76 quilates (bruto), o maior já descoberto naquele país. Segundo a mineradora, esta mina é responsável pela produção de mais de 90% dos diamantes rosa vendidos no mundo.


O raro diamante foi batizado como The Argyle Pink Jubilee e tem cor similar ao The Williamson Pink, que a rainha Elizabeth II recebeu como presente de casamento e depois foi montado em um broche, usado em sua coroação. A soberana comemora em 2012 o jubileu de diamante de seu reinado.

Richard How Kim Ka, que trabalha no polimento de diamantes para a Argyle há 25 anos, já começou a lapidar a gema e levará 10 dias para fazer o serviço. Quando estiver cortado e polido, o Argyle Pink Jubilee passará pela avaliação de um grupo de especialistas e será divulgado no mundo todo antes de ser vendido com outros diamantes rosas da Argyle, ainda neste ano.

"Um diamante deste calibre é sem precedentes. Foram necessários 26 anos de trabalho na Argyle para encontrar esta gema e talvez nunca mais vejamos uma igual", declarou Josephine Johnson, responsável pelos diamantes rosa da Argyle.

Grandes diamantes desta cor geralmente vão para museus, viram presentes para a realeza ou acabam em casas leiloeiras como a Christie's que, em 244 anos de existência, levou a leilão apenas 18 diamantes rosa polidos com mais de 10 quilates.

fotos: divulgação Rio Tinto

© Copyright Joia br = É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo, sem prévia autorização

 

 

voltar ao index de notícias