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Sapato-Joia

 

 
Joia br - 21 de março de 2013
 

Projeto Ápice apresenta criações de Gloria Corbetta em parceria com Jorge Bischoff durante a SPFW.

Da redação - Para demonstrar o quanto um sapato pode ser precioso, a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e o Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM) lançam o Projeto Ápice. Apoiadas pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), as instituições convidaram dois designers, um de calçados e outro de joias, a desenvolver produtos com a sinergia dos dois setores.

Em reuniões internas e conversas entre as duas associações setoriais, chegou-se ao nome de dois designers gaúchos: Gloria Corbetta e Jorge Bischoff. Com o nome inicial de Sapato-Joia, a ideia seria unir características das duas indústrias em um produto.

O desafio motivou a dupla a criar cinco peças – dois sapatos, duas carteiras e um bracelete – que estão em exposição no prédio da Bienal do Parque do Ibirapuera, durante a São Paulo Fashion Week (SPFW), realizada entre os dias 18 e 22 deste mês.

As criações

A designer de joias Gloria Corbetta conta que iniciou o processo com vários desenhos escultóricos. A partir daí, o designer de calçados Jorge Bischoff passou a criar os sapatos de acordo com as cores das pedras designadas. Os designers pensaram em uma mulher elegante, sofisticada e que não mediria custos para usar uma verdadeira obra de arte atemporal nos pés. “Essa mulher estaria difundindo cultura, não esquecendo que arte a gente herda e, quem sabe, ela não deixaria seus sapatos para suas filhas e netas usarem”, aponta Gloria.

Para Bischoff, o sapato sempre foi tratado como joia. “Basta analisar o extremo cuidado com os detalhes, a importância dada ao desenho exclusivo e, acima de tudo, as emoções que um sapato ou uma joia são capazes de despertar”, comenta. Segundo ele, o objetivo do projeto é destacar a preciosidade do design brasileiro. “Juntando moda e arte em uma proposta com este grau de exclusividade, estamos fortalecendo ainda mais o conceito da criação nacional, isto é, mostrando que aqui nós fazemos ‘o melhor do melhor’”, avalia.


Materiais e custos

Apesar das peças serem conceituais, sem intenção de comercialização, estima-se que o produto final teria um preço de uma peça de arte no mercado. Gloria destaca que aos saltos e biqueiras foram acrescidas zircônias, gemas coradas lapidadas e prata 950. “Só falando em termos de joia, teríamos em cada peça mais ou menos um valor de R$2 mil, sem falar em custo de criação”, informa Gloria. As carteiras iriam pelo mesmo caminho, ao passo que custo do bracelete poderia chegar a algo em torno de R$ 1,5 mil.

Segundo Bischoff, no varejo os calçados prontos poderiam custar R$5mil, mesmo valor das carteiras. Já o bracelete conforme o designer, chegaria às lojas com preço em torno de R$3 mil.


Bischoff ressalta que em todos os produtos foi usada pele de serpente python, matéria-prima importada sob licenças especiais e utilizada em produtos personalizados de sua grife. O designer destaca que um dos sapatos criados nessa parceria foi o modelo 3022 – um peep toe de salto alto que se distingue, sobretudo, pelo filete metálico aplicado à meia-pata. O salto recebeu modelagem exclusiva e pátina em tom esverdeado, quartzo bicolor lapidado, prata e zircônias. O corpo do sapato é de python na cor preta. “Para formar um conjunto, criamos ainda uma carteira do mesmo material, adornada com prata, ouro, quartzo bicolor e zircônias e desenvolvemos um peep toe e uma carteira de python em coloração vinho”, acrescenta. Ostentando uma ametista, o sapato recebeu salto modelado em prata escovada, enquanto a carteira levou prata, ouro, ametista e zircônias. Completando o mix, o bracelete segue a mesma estética, com prata, quartzo bicolor e zircônias.

O lançamento oficial do Projeto Ápice acontece nesta sexta-feira, dia 22, na sala da SPFW, às 16 horas.

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fotos: divulgação

 

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