PÁGINA INICIAL
EMPRESAS
ENTIDADES
FEIRAS NO BRASIL
FEIRAS NO MUNDO
EXPOSIÇOES E EVENTOS
ARTIGOS
COMÉRCIO EXTERIOR
ENTREVISTAS
MANUAL DE GEMAS
CURSOS
CURIOSIDADES
JOALHERIA DE ARTE
MODA E TENDÊNCIAS
DICAS PRECIOSAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CLASSIFICADOS
PROMOÇÕES
COTAÇÃO DO DÓLAR
ANÚNCIOS
SOBRE O JOIABR
FALE CONOSCO
::::::::::::::::::::::::::::

© Joiabr - 2000
info@joiabr.com.br

 

Tempo de reciclagem

 

 
Joia br - 20 de dezembro de 2013
 


As designers de joias Ioná e Adeguimar Arantes se unem ao brechó Angelina.

Da redação - A grife criada pela goiana Adeguimar Arantes, há três décadas, nasceu associada ao conceito de reutilização. Em 1985, os metais usados nas joias eram purificados por meio da técnica conhecida como enquartação e, na década de 90, a designer passou a comprar prata de uma empresa de Goiânia que extrai o metal de chapas hospitalares de Raios-X.

Ao lançar a coleção Karajás: Índios do Cerrado de Goiás, em 2002 (veja matéria publicada na época), a marca enfrentou uma enxurrada de críticas por sustentar que prata e ouro são infinitamente recicláveis e podem conter mais impurezas em estado natural do que quando adicionados a ligas.Diferentemente do que se apregoa, o reuso não deprecia a joia e Adeguimar antevia a época em que o reciclado seria mais precioso. Esse tempo chegou, embora grandes empresas ainda insistam em defender o contrário.

A designer goiana foi pioneira, no Brasil, a reconhecer e enfrentar o preconceito contra a reutilização de metais nobres. Agora, novamente lança mão de sua arte premiada para desconstruir um conceito. “Acreditamos na segunda chance para roupas e outros bens de uso pessoal”, diz Adeguimar. “A função do artista não é mudar o mundo, mas ampliar o olhar para causas boas e reais através de sua obra”. Com base nessa premissa, coerente com os princípios que sempre nortearam seu trabalho, a designer se associou ao brechó Angelina.


fotos: Pedro Wilson Moura

Em um charmoso e antigo sobrado do bairro do Paraíso, na capital paulista, roupas femininas e masculinas, sapatos, bolsas e outros acessórios estão caprichosamente dispostos à apreciação. No térreo, uma vitrine acomoda as joias que Adeguimar cria em parceria com a filha Ioná. As coleções seguem a filosofia que rege a marca – o fazer artesanal, preço justo e a inusitada beleza que surge da combinação de ouro, prata e pedras preciosas com sementes, fibras e flores.


fotos: Pedro Wilson Moura

O segundo piso se destina a artigos novos, como moda praia e lingerie, e também abriga vitrines de joias assinadas por Ioná e Adeguimar Arantes. Por todos os bem decorados ambientes, vendedores têm a rara qualidade de ser atenciosos sem assediar o cliente, que fica livre para circular pela loja, ver, experimentar e ainda tomar um cafezinho ou uma flûte de espumante.


fotos: Pedro Wilson Moura e Christiano Vaz

Angelina: Rua Sampaio Viana - Paraíso- São Paulo - SP.

fotos: divulgação

 


© Copyright Joia br = É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo, sem prévia autorização

 

 

voltar ao index de notícias