PÁGINA INICIAL
EMPRESAS
ENTIDADES
FEIRAS NO BRASIL
FEIRAS NO MUNDO
EXPOSIÇOES E EVENTOS
ARTIGOS
COMÉRCIO EXTERIOR
ENTREVISTAS
MANUAL DE GEMAS
CURSOS
CURIOSIDADES
JOALHERIA DE ARTE
MODA E TENDÊNCIAS
DICAS PRECIOSAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CLASSIFICADOS
PROMOÇÕES
COTAÇÃO DO DÓLAR
ANÚNCIOS
SOBRE O JOIABR
FALE CONOSCO
::::::::::::::::::::::::::::

© Joiabr - 2000
info@joiabr.com.br

 

IV Bienal Brasileira de Design

 

 
Joia br - 20 de setembro de 2012
 

Diversidade Brasileira é o tema do evento, que terá uma exposição dedicada especialmente às joias

Da redação - A partir desta quinta-feira (20), Belo Horizonte sedia a Bienal Brasileira de Design. O evento está em sua 4ª edição e tem na programação mostras, seminários internacionais, oficinas abertas ao público e debates com especialistas da área, que acontecem em vários pontos da capital mineira até o dia 31 de outubro.

Diferentemente das outras Bienais, que apresentaram os temas Inovação – São Paulo 2006, Competitividade – Brasília 2008 e Design, Inovação e Sustentabilidade, em Curitiba 2010; para a IV BBD 2012 o propósito é valorizar a “Diversidade Brasileira".

A proposta é explorar as várias ferramentas de design, em todos os seus aspectos, e sua interação com a diversidade brasileira, promovendo a participação efetiva do setor produtivo e da sociedade como um todo para o desenvolvimento econômico, social e cultural do Brasil de forma sustentável, buscando, também, o fortalecimento da Marca Brasil.

Joias

A mostra principal, “Da Mão à Máquina”, ficará exposta no Palácio das Artes e vai apresentar aos visitantes a vocação brasileira para o design, partindo do artesanato e chegando até a produção industrial de alta tecnologia no país. A exposição, que tem a curadoria de Maria Helena Estrada, inclui produtos como móveis, utensílios, moda, joias e até automóveis.

No Museu de Artes e Ofícios, a mostra "Petraurum - a construção de uma identidade para a joia brasileira" apresentará peças do acervo do Instituto Brasileiro de Gemas e Metais (IBGM) e, também, uma seleção de joias premiadas em edições brasileiras e internacionais do concurso “AuDITIONS”, promovido pela mineradora AngloGold Ashanti. A exposição tem curadoria do joalheiro Manoel Bernardes e poderá ser visitada entre os dias 8 e 28 de outubro. A entrada será gratuita.

Outros espaços da capital farão parte do circuito da Bienal, como a Casa Fiat de Cultura, Museu das Minas e do Metal, Ponteio Lar Shopping, a Serraria Souza Pinto e a UEMG.

A IV edição da Bienal é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), com apoio da Apex Brasil. A realização é do Governo de Minas Gerais e Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg). A coordenação técnica é do Centro Minas Design (CMD), vinculado à Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).

© Copyright Joia br = É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo, sem prévia autorização

 

 

voltar ao index de notícias