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Tendências

 

 
Joia br - 20 de agosto de 2013
 


A paulistana Janiene Santos autografa hoje exemplares de seu primeiro livro
.

Da redação - Nesta terça-feira (20), das 18h30 às 21h30, acontece o lançamento do livro "Sobre Tendências e o Espírito do Tempo" (117 pág.,  Estação das Letras e Cores Editora), na Livraria da Vila do Shopping Pátio Higienópolis, na capital paulista. A autora é Janiene Santos, coordenadora do curso de Design de Joias e Acessórios no Istituto Europeu di Design (IED) de São Paulo.

Janiene é formada em Comunicação Social (com ênfase em Publicidade e Propaganda) pela FAAP, e possui experiência em marketing e desenvolvimento de produtos. Ela especializou-se em Design de Joias pelo IED de Milão e atuou na área, conquistando premiações. "Eu coordenava o núcleo de Design de uma indústria de joias e precisava definir os temas das coleções, o que sempre fazia com o cuidado de conectar com as principais tendências de moda e joalheria. Foi durante esse período que comecei a me interessar mais pelo assunto do meu livro", diz a autora.


Sobre a obra

Diante da dificuldade de compreender uma sociedade cada vez mais complexa, que reflete comportamentos de consumo múltiplos, novos métodos de pesquisa são utilizados na tentativa de interpretar com mais precisão o comportamento humano, para analisar suas tendências e transformá-las em diretrizes para as estratégias das marcas. A proposta principal do estudo é apresentar definições relacionadas às tendências e compreender como elas podem ser aplicadas estrategicamente por empresas de diversos segmentos, para que suas ações sejam relevantes no cenário do consumo.

 

"Sempre me questionava de onde vinham as tendências e alimentava o sonho de um dia elaborar aqueles trend books maravilhosos aos quais tinha acesso. Decidi, então, fazer o curso de pós-graduação em Gestão do Design, no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, e aprofundar meus estudos em comportamento de consumo no mercado de luxo", conta Janiene. Mestranda em Ciências da Comunicação pela USP/ECA, pesquisou tendências de comportamento e consumo. A adaptação da dissertação de mestrado deu origem ao livro.

Atualmente, além do trabalho no IED, Janiene é  pesquisadora do GESC ³ - Grupo de Estudos em Semiótica, Comunicação, Cultura e Consumo e participa da equipe de pesquisas do Observatório de Tendências da Ipsos. Realiza trend scout (coolhunting) para agências de propaganda e empresas de diversos segmentos, e  também é professora do curso de especialização latu sensu "Estética e Gestão da Moda", oferecido pela ECA/USP, e  do MBA em Marketing, Consumo e Mídia Online da Trevisan Escola de Negócios.


Foto: divulgação

 

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