PÁGINA INICIAL
EMPRESAS
ENTIDADES
FEIRAS NO BRASIL
FEIRAS NO MUNDO
EXPOSIÇOES E EVENTOS
ARTIGOS
COMÉRCIO EXTERIOR
ENTREVISTAS
MANUAL DE GEMAS
CURSOS
CURIOSIDADES
JOALHERIA DE ARTE
MODA E TENDÊNCIAS
DICAS PRECIOSAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CLASSIFICADOS
PROMOÇÕES
COTAÇÃO DO DÓLAR
ANÚNCIOS
SOBRE O JOIABR
FALE CONOSCO
::::::::::::::::::::::::::::

© Joiabr - 2000
info@joiabr.com.br

 

 

Tecnologia

 

 
Joia br - 20 de junho de 2013
 

Especializada em modelagem 3D, prototipagem rápida e usinagem, a paulistana Usiart participa da Tecnogold - Feira de Tecnologia, Gemas e Design para o Setor Joalheiro.

Da redação - A Usiart leva à Tecnogold a CubeX DUO, impressora 3D que é o sonho de muitos designers que buscam materializar suas ideias em estudos volumétricos de peças não convencionais e desenvolvimento de artigos para vitrine, como displays personalizados e exclusivos. A máquina foi adquirida especialmente para ser apresentada na feira de tecnologia, gemas e design, cuja 16ª edição começou hoje (20), no Expo Barra Funda, em São Paulo.

A CubeX DUO trabalha com dois cartuchos que servem para imprimir em até duas cores no mesmo modelo, mas possui outras 18 opções para imprimir seus protótipos em ABS ou PLA. O material plástico permite fácil acabamento e garante uma superfície lisa somente com uso de lixas.

Modelagem 3D e execução de matrizes

A Usiart foi criada pelas designers Julianna Acosta Quintal e Mariana Ariga. As duas se conheceram no Instituto Mackenzie, onde se formaram em Desenho Industrial, e atuam no setor joalheiro desde 2005.

A empresa propõe soluções customizadas de modelagem digital e matrizes para os mercados de joias, folheados, bijuterias e acessórios - indústria e varejo. Com sede em São Paulo e equipamento próprio de ultima geração, oferece modelos tridimensionais e matrizes utilizando a fresadora CNC Roland MGX40 e a impressora 3D DWS 028. Todos os trabalhos são desenvolvidos em parceria com o cliente, levando-se em conta a viabilidade do projeto e o respeito aos limites de cada processo produtivo, sem perder a essência da criação.

A modelagem virtual traz ao cliente muitas vantagens: uniformidade de espessura em todo o objeto, simetria perfeita no próprio modelo e/ou na produção de pares/espelhos, prever a quantidade de material necessário para confecção da peça final, visualizar a joia acabada (rendering) já no início de seu desenvolvimento e antecipar possíveis erros de projeto sem custo de matéria prima. É uma ferramenta que, além dos benefícios citados acima, auxilia na previsão de gastos com a joia acabada antes mesmo de ser produzida. Quando a modelagem 3D é finalizada, o arquivo virtual é fechado, ou seja, executam-se as operações necessárias para transforma-lo em um solido próprio para prototipar. Somente depois de finalizadas todas essas operações é possível calcular o peso aproximado da peça no metal escolhido para sua produção e também o custo que essa matriz terá.

www.usiart.com.br

 

 

© Copyright Joia br = É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo, sem prévia autorização

 

 

voltar ao index de notícias