PÁGINA INICIAL
EMPRESAS
ENTIDADES
FEIRAS NO BRASIL
FEIRAS NO MUNDO
EXPOSIÇOES E EVENTOS
ARTIGOS
COMÉRCIO EXTERIOR
ENTREVISTAS
MANUAL DE GEMAS
CURSOS
CURIOSIDADES
JOALHERIA DE ARTE
MODA E TENDÊNCIAS
DICAS PRECIOSAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CLASSIFICADOS
PROMOÇÕES
COTAÇÃO DO DÓLAR
ANÚNCIOS
SOBRE O JOIABR
FALE CONOSCO
::::::::::::::::::::::::::::

© Joiabr - 2000
info@joiabr.com.br

 

Diamante azul

 

 
Joia br - 20 de abril de 2013
 


Gema de 25,5 quilates foi descoberta na histórica mina Cullinan.

Da redação - A Petra Diamonds anunciou a descoberta de um diamante azul de 25,5 quilates na mina Cullinan, África do Sul, neste mês de abril. A gema é considerada de alta qualidade, cor top, e ainda não tem nome. Seu preço deve alcançar vários milhões de dólares!

Os diamantes azuis estão entre os mais raros e mais cobiçados do mercado e a mina Cullinan é a mais importante fonte de gemas desta cor no mundo (veja quadro abaixo). Desde que a Petra adquiriu a mina, ela produziu uma série de diamantes azuis, incluindo a gema bruta de 26,6 quilates que rendeu um azul vivo fancy de 7 quilates quando polida. Este diamante importante e raro foi vendido por 9,5 milhões de dólares (ou 1,35 milhões dólares por quilate) em um leilão da Sotheby's em maio de 2009. O diamante foi nomeado "Estrela de Josephine" por seu novo proprietário (veja aqui).

Em fevereiro de 2010, outro diamante originário da histórica mina sul-africana foi vendido pela Petra a uma empresa de Hong Kong por 35,3 milhões de dólares. A gema, de cor branca e 507,55 quilates, foi batizada de Cullinan Heritage (veja aqui).

Muitas das mais belas gemas que conhecemos foram encontradas em Cullinan, incluindo o maior diamante do mundo (o Cullinan, com 3.106 quilates em bruto), bem como os dois maiores diamantes lapidados do mundo - o Jubileu de Ouro (545 ct) e o Estrela da África (530 ct).A mina é conhecida como uma fonte de diamantes grandes e frequentemente produz gemas com mais de 10 quilates.
Cullinan também é a mais importante fonte mundial de diamantes azuis. Exemplos são o Heart of Eternity (27 quilates polido), o Estrela de Josephine e outro de 39,2 ct que foi vendido em 2008. Outros diamantes notáveis produzidos a partir de Cullinan são o Rose Premier (353 quilates em bruto), os Niarchos (426 quilates em bruto), o De Beers Centenary (599 quilates em bruto), o Jubileu de Ouro (755 quilates em bruto) e o famoso diamante Taylor-Burton (69 quilates polido), além do Cullinan Heritage - que alcançou o mais alto preço já registrado para um diamante bruto.


fotos: divulgação

 

© Copyright Joia br = É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo, sem prévia autorização

 

 

voltar ao index de notícias