PÁGINA INICIAL
EMPRESAS
ENTIDADES
FEIRAS NO BRASIL
FEIRAS NO MUNDO
EXPOSIÇOES E EVENTOS
ARTIGOS
COMÉRCIO EXTERIOR
ENTREVISTAS
MANUAL DE GEMAS
CURSOS
CURIOSIDADES
JOALHERIA DE ARTE
MODA E TENDÊNCIAS
DICAS PRECIOSAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CLASSIFICADOS
PROMOÇÕES
COTAÇÃO DO DÓLAR
ANÚNCIOS
SOBRE O JOIABR
FALE CONOSCO
::::::::::::::::::::::::::::

© Joiabr - 2000
info@joiabr.com.br

 

Tecnologia de ponta

 

 
Joia br - 19 de agosto de 2014
 


Novas instalações do Lapege serão inauguradas na tarde de hoje.

Da redação - Na tarde desta terça-deira (19), o Centro de Tecnologia Mineral (Cetem/MCTI) inaugura em sua sede na Cidade Universitária, no Rio de Janeiro, as novas instalações do Laboratório de Pesquisas Gemológicas (Lapege), equipado com o que há de mais moderno e sofisticado em instrumentos de análise e caracterização de gemas.

O Lapege recebeu cerca de R$1 milhão em investimentos em equipamentos e mobiliário, contando com o patrocínio do DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico), da FINEP (projeto ABNT/Gemas), do CNPq (projeto Corgema II), da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação e Subsecretaria de Coordenação das Unidades de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, além de recursos do próprio Cetem. O Laboratório tem como diferencial a utilização de sete espectrômetros de última geração no trabalho analítico.

O Laboratório de Pesquisas Gemológicas é fruto de um projeto institucional iniciado em 1997/98, com o objetivo de capacitar o Cetem para uma ampla atuação na área de pedras preciosas e outros materiais gemológicos. Desde a sua fundação, tem prestado serviços a empresas do ramo joalheiro, especialmente micro e pequenas empresas, a comerciantes autônomos de gemas e joias, e também a pessoas físicas interessadas simplesmente em saber a autenticidade de uma pedra preciosa. O responsável pelo Lapege é o geólogo e gemólogo Jurgen Schnellrath.


Com a inauguração do novo laboratório, o Cetem irá se aproximar muito dos principais laboratórios do mundo no que diz respeito às técnicas analíticas empregadas para identificação e caracterização de gemas e mesmo para a determinação geográfica das principais gemas de cor, em especial das turmalinas Paraíba e esmeraldas, pedras preciosas de grande importância econômica para o Brasil.

A inauguração do Lapege acontece a partir das 15h. O evento encerra o Seminário “Atualização Tecnológica e o Setor de Joias e Bijuterias”, promovido pelo Sistema Ajorio, Sebrae e IBGM, realizado no auditório da Firjan, nos dias 18 e 19.

 

 


© Copyright Joia br = É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo, sem prévia autorização

 

 

voltar ao index de notícias