PÁGINA INICIAL
EMPRESAS
ENTIDADES
FEIRAS NO BRASIL
FEIRAS NO MUNDO
EXPOSIÇOES E EVENTOS
ARTIGOS
COMÉRCIO EXTERIOR
ENTREVISTAS
MANUAL DE GEMAS
CURSOS
CURIOSIDADES
JOALHERIA DE ARTE
MODA E TENDÊNCIAS
DICAS PRECIOSAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CLASSIFICADOS
PROMOÇÕES
COTAÇÃO DO DÓLAR
ANÚNCIOS
SOBRE O JOIABR
FALE CONOSCO
::::::::::::::::::::::::::::

© Joiabr - 2000
info@joiabr.com.br

 

Preciosa

 

 
Joia br - 19 de julho de 2013
 


Joias paraenses serão exibidas no Rio de Janeiro durante a Jornada Mundial da Juventude.

Da redação - Joias produzidas no Polo Joalheiro do Pará serão exibidas e comercializadas durante a “10ª Expocatólica: Feira Internacional de Carisma, Turismo, Educação, Livros e Artigos Religiosos”, que acontece no Rio Centro, de 20 a 28 de julho, paralelamente à Jornada Mundial da Juventude.

A iniciativa visa divulgar o destino Pará no mercado nacional e internacional e é promovida pela Secretaria de Turismo (Setur) e Companhia Paraense de Turismo (Paratur), em parceria com a Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom) e o Espaço São José Liberto.

"Riqueza de Mãe", criação da designer Helena Bezerra, faz parte do acervo da Coleção Joias de Nazaré, que o Polo Joalheiro do Pará mostrará na 10ª Expocatólica.
(foto: João Ramid)

 

O Polo Joalheiro do Pará levará 33 peças do acervo de coleções “Joias de Nazaré”, lançadas anualmente na época do Círio. Criadas e confeccionadas por 17 empresas, sete empreendedores e 16 designers, as joias homenageiam a padroeira do povo paraense e todo o imaginário simbólico que envolve o Círio de Nazaré.


"Divina Acolhida", criação da designer Clara Amorim, é um dos destaques da Expocatólica. O conjunto integra a Coleção Joias de Nazaré 2011: "Madonas do Barroco: a fé nos braços da Mãe" (foto: João Ramid)

Peças do artesanato religioso da Casa do Artesão do Espaço São José Liberto também serão expostas na feira. Os símbolos do Círio serão retratados em diversas tipologias do artesanato paraense, como terços de sementes, cerâmica, berlindas e brinquedos de miriti. Feitos de uma palmeira da região, os objetos leves e coloridos são típicos dessa época.


Brinquedoss de miriti, da Casa do Artesão (foto: João Ramid)

As exposições integram a programação do “Peregrinus: Salão Internacional de Turismo Religioso”, que acontece dentro da Expocatólica. A feira é apoiada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) desde a sua primeira edição, passando a contar, posteriormente, com a atuação efetiva da Pastoral do Turismo, entidade da Igreja Católica no Brasil focada na promoção e no incentivo ao turismo religioso, que tem se expandido e se profissionalizado a cada ano.

Pingente "Festa de fé", criado pela designer Joseli Limão, da empresa DaNatureza.
(foto: Carlos Sodré / Agência Pará)

Além das exposições, o Espaço São José Liberto ofertará brindes para operadores de Turismo, imprensa especializada e autoridades. Os souvenirs serão entregues durante as apresentações do roteiro do Círio de Nazaré e das especificidades do destino Pará, que acontecerão durante o evento.

fotos: (divulgação Ascom/Igama )

 

 

© Copyright Joia br = É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo, sem prévia autorização

 

 

voltar ao index de notícias