PÁGINA INICIAL
EMPRESAS
ENTIDADES
FEIRAS NO BRASIL
FEIRAS NO MUNDO
EXPOSIÇOES E EVENTOS
ARTIGOS
COMÉRCIO EXTERIOR
ENTREVISTAS
MANUAL DE GEMAS
CURSOS
CURIOSIDADES
JOALHERIA DE ARTE
MODA E TENDÊNCIAS
DICAS PRECIOSAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CLASSIFICADOS
PROMOÇÕES
COTAÇÃO DO DÓLAR
ANÚNCIOS
SOBRE O JOIABR
FALE CONOSCO
::::::::::::::::::::::::::::

© Joiabr - 2000
info@joiabr.com.br

 

Ouro ético

 

 
Joia br - 19 de março de 2015
 

Em BaselWorld, Chopard apresenta novas criações que respeitam as normas da certificação “fairmined”.

Da redação - Desde  2013,  quando lançou as primeiras joias da coleção The Journey (ou Green Carpet), durante o Festival de Cinema de Cannes (veja aqui), a Chopard está comprometida em desempenhar um papel pioneiro na indústria do luxo.

Depois de lançar o primeiro relógio feito com ouro fairmined* em Baselworld 2014,  a grife suíça apresenta, na edição atual do salão mundial de relojoaria e joalheria,  novas criações que respeitam as normas desta certificação. Entre as novidades está o relógio LUC XPS Fairmined.

* ouro "ético", extraído artesanalmente e em conformidade com rigorosos requisitos para o desenvolvimento social, a proteção do ambiente, condições de trabalho e desenvolvimento econômico das comunidades mineiras


O ouro usado na fabricação do LUC XPS Fairmined vem de minas de base comunitária, onde o metal precioso é explorado de modo artesanal e em pequena escala, com a ajuda da ONG Alliance for Responsible Mining - ARM (Aliança para a Mineração Responsável) e de acordo com os padrões do Responsible Jewellery Council.

O relógio é equipado com o calibre LUC 96.12-L, tem o mostrador cinza, cristal de safira resistente a riscos, cronômetro certificado pelo COSC, caixa de ouro rosa 18 k (fairmined) e pulseira de couro.  O LUC XPS é produzido em edição limitada a 250 exemplares e será vendido exclusivamentes nas boutiques Chopard.

Jornada para o luxo sustentável

The Journey é um ambicioso programa que visa estabelecer novos padrões ambientais e sociais para a fabricação de joias e relógios. A “jornada”, que tem foco em questões como a rastreabilidade de matérias-primas e o desenvolvimento sustentável, começou quando a Chopard juntou forças com a Alliance for Responsible Mining - ONG sul-americana dedicada a transformar a vida de garimpeiros que trabalham de forma artesanal em pequenas minas de locais remotos, proporcionando bem-estar social e educação, além de proteger os recursos naturais.

A Chopard se tornou a primeira empresa joalheira e relojoeira a apoiar e capacitar as comunidades de mineração para alcançar a certificação Fairmined. Esta certificação visa fornecer uma rota estável para o mercado e um acordo justo para os mineiros e suas comunidades ao vender o seu ouro.

Desde 2013, a maison suíça apoia a cooperativa Coodmilla, localizada na região de Nariño, na Colômbia e, recentemente, anunciou o suporte a uma das maiores cooperativas independentes da Bolívia, que possui 198 membros, incluindo 78 mulheres. A mina de ouro está localizada no alto da cordilheira dos Andes, a mais de 4000m acima do nível do mar.

Matérias relacionadas:
>>> Yoko London e suas joias com pérolas (BaselWorld)
>>> Jacob & Co. e Flavio Briatore apresentam o relógio Billionaire em BaselWorld
>>> Contagem regressiva para BaselWorld 2015
>>> Coleção "O Meu Caminho", de Carla Amorim, será apresentada em BaselWorld
>>> Vianna Brasil mostra sua nova coleção em BaselWorld 2015

fotos: Jacob & Co. (divulgação)


 


© Copyright Joia br = É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo, sem prévia autorização

 

 

voltar ao index de notícias