PÁGINA INICIAL
EMPRESAS
ENTIDADES
FEIRAS NO BRASIL
FEIRAS NO MUNDO
EXPOSIÇOES E EVENTOS
ARTIGOS
COMÉRCIO EXTERIOR
ENTREVISTAS
MANUAL DE GEMAS
CURSOS
CURIOSIDADES
JOALHERIA DE ARTE
MODA E TENDÊNCIAS
DICAS PRECIOSAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CLASSIFICADOS
PROMOÇÕES
COTAÇÃO DO DÓLAR
ANÚNCIOS
SOBRE O JOIABR
FALE CONOSCO
::::::::::::::::::::::::::::

© Joiabr - 2000
info@joiabr.com.br

 

Com o Rio da cabeça aos pés

 

 
Joia br - 18 de julho de 2014
 


Exposição reúne roupas, joias, bijuterias, produtos decorativos e imagens que representam o Rio de Janeiro.

Da redação - Até o dia 30 de agosto, o Centro Carioca de Design sedia a exposição "Com o Rio da Cabeça aos Pés – Sem Medo de ser Kitsch". A mostra tem curadoria de Isabella Perrotta e apresenta como os artefatos que reproduzem imagens do Rio, originalmente concebidos como souvenirs para turistas, estão incorporados ao gosto do carioca e são produzidos por grandes marcas.


Pingentes Coleção Rio de Janeiro (Cristina Dias para Mosaicon)

A exposição está dividida em três partes. O primeiro segmento mostra a história do souvenir do Rio, a partir dos álbuns de lembranças do século XIX, com textos e fotos de momentos históricos, pertencentes a acervos públicos e a colecionadores particulares.

O segundo segmento é um ensaio fotográfico – feito por Beto Felício. As imagens retratam a relação dos usuários – brasileiros e estrangeiros – com os ícones cariocas, que podem estar nas roupas e até mesmo nas tatuagens. As fotografias também mostram os locais onde estes produtos são vendidos e destacam ainda ambulantes e lojas.

Os trabalhos de artistas e designers contemporâneos são apresentados no terceiro segmento. São roupas, joias, bijuterias e produtos utilitários e/ou decorativos com a temática da cidade, que agradam tanto a turistas quanto aos cariocas. Entre os expositores estão Chicô Gouvêa, Francesca Romana Diana, Gilson Martins, Cristina Dias - Mosaicon, Tupinikingdom e Sobral.

Patrocinada com recursos do Edital Pró-Design 2013, organizado pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH), a exposição é aberta ao público de segunda a sábado, das 12h às 19h, com entrada gratuita. (Praça Tiradentes, 48 – Centro – Rio de Janeiro - RJ).

foto: divulgação

 


© Copyright Joia br = É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo, sem prévia autorização

 

 

voltar ao index de notícias