PÁGINA INICIAL
EMPRESAS
ENTIDADES
FEIRAS NO BRASIL
FEIRAS NO MUNDO
EXPOSIÇOES E EVENTOS
ARTIGOS
COMÉRCIO EXTERIOR
ENTREVISTAS
MANUAL DE GEMAS
CURSOS
CURIOSIDADES
JOALHERIA DE ARTE
MODA E TENDÊNCIAS
DICAS PRECIOSAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CLASSIFICADOS
PROMOÇÕES
COTAÇÃO DO DÓLAR
ANÚNCIOS
SOBRE O JOIABR
FALE CONOSCO
::::::::::::::::::::::::::::

© Joiabr - 2000
info@joiabr.com.br

 

Dia dos Museus no São José Liberto

 

 
Joia br - 18 de maio de 2012
 

Palestras e lançamento de livro fazem parte da programação de evento em Belém.

Da redação - Uma série de palestras e o lançamento do livro “Ciências dos Minerais – Mineralogia", de Marcondes Lima da Costa e Suyanne Flávia Rodrigues, irão marcar a programação alusiva ao Dia Internacional de Museus, comemorado nesta sexta-feira (18). O evento acontece no Espaço São José Liberto, em Belém, onde funciona o Museu de Gemas do Pará, que reúne um dos mais completos acervos arqueológico e gemológico do Brasil.

O Ciclo de Palestras integra a 10ª Semana Nacional de Museus – “Museus em um mundo em transformação: novos desafios, novas inspirações” -, promovida pela Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio do Instituto de Geociências e do Museu de Geociências, com orientação do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). O objetivo é divulgar, com palestras, oficinas, exposições e visitas orientadas, a importância dos museus para a sociedade.

A programação começa com os pronunciamentos de Rosa Helena Neves, diretora executiva do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), e do professor Marcondes Lima da Costa, geólogo, pesquisador e curador do Museu de Geociências, da UFPA. A primeira palestra será sobre “Rochas Ornamentais”, com o professor Edson Neves dos Santos, do IFPA (Instituto Federal do Pará).

Na sequência, serão ministradas as palestras “Líticos na Arqueologia Amazônica”, com a professora Maura Imazio da Silveira, do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG); “Cerâmica Arqueológica Amazônica”, com a pesquisadora Mariana Petry Cabral, do Iepa; “Cerâmicas das Terras Pretas Amazônicas”, com a pesquisadora Dirse Clara Kern, do MPEG; “Azulejaria em Prédios Históricos”, com o professor Fernando Tavares Marques (MPEG), e “Cerâmica Icoaraciense”, com o professor Roberto Freitas Neves, da UFPA)

À tarde, a programação será retomada às 14h, com a palestra “Arte Rupestre e Pigmentos Minerais”, com a professora Maria da Conceição Soares Meneses Lage, da Universidade Federal do Piauí (UFPI); “Minerais da Bíblia”, com Marcondes Lima da Costa, e “Minerais do Museu do São José Liberto: Um Espelho dos Minerais do Pará”, com a diretora do Museu de Gemas, Anna Cristina Resque Meireles.

A partir das 16h, será lançado o livro “Ciências dos Minerais – Mineralogia”, que tem o apoio do Programa de Pós-graduação em Geologia e Geoquímica (PPGG), do Instituto de Geociências.

ACERVO PRECIOSO

Com mais de quatro mil peças no acervo, o Museu de Gemas do Pará funciona desde 11 de outubro de 2002, quando foi inaugurado o Espaço São José Liberto. Dividido em cinco salas, o Museu exibe cerâmicas arqueológicas do Pará, coleção de muiraquitãs, exemplares de gemas minerais da Amazônia (esmeraldas e ametrinos), além de sementes, corais, chifres, pérolas, ossos e formações naturais, como calcedônias e troncos fossilizados. Na última sala, estão as duas primeiras coleções de joias do Polo Joalheiro e peças da Belle Époque.


O Museu de Gemas é considerado uma fonte de inspiração para os designers e artesãos do Polo Joalheiro, por reunir a iconografia das culturas marajoara e tapajônica, a magia que cerca a figura do muiraquitã (o amuleto das lendárias guerreiras amazonas), o fascínio provocado no homem pelas gemas e metais preciosos, principalmente o ouro, e a curiosidade despertada por formações milenares da natureza, como o pegmatito.


O Museu está aberto à visitação de terça-feira a sábado (das 9h às 19h), e aos domingos e feriados (das 10h às 19h). Ingresso: R$4,00 – com meia entrada para estudantes e franqueado para pessoas acima de 60 anos.
Visitas de grupos de estudantes devem ser previamente marcadas com a direção: (91) 3344-3500.

Espaço São José Liberto - Praça Amazonas, s/n, bairro Jurunas - Belém - PA.

© Copyright Joia br = É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo, sem prévia autorização

 

 

voltar ao index de notícias