PÁGINA INICIAL
EMPRESAS
ENTIDADES
FEIRAS NO BRASIL
FEIRAS NO MUNDO
EXPOSIÇOES E EVENTOS
ARTIGOS
COMÉRCIO EXTERIOR
ENTREVISTAS
MANUAL DE GEMAS
CURSOS
CURIOSIDADES
JOALHERIA DE ARTE
MODA E TENDÊNCIAS
DICAS PRECIOSAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CLASSIFICADOS
PROMOÇÕES
COTAÇÃO DO DÓLAR
ANÚNCIOS
SOBRE O JOIABR
FALE CONOSCO
::::::::::::::::::::::::::::

© Joiabr - 2000
info@joiabr.com.br

 

Tesouro dos Karajás

 

 
Joia br - 17 de dezembro de 2012
 

A designer de joias Adeguimar Arantes participa de banca que avaliará TCC inspirado em grafismos de índios do Cerrado

Da redação - Durante um longo tempo, a designer goiana Adeguimar Arantes devotou seus dias a pesquisar a tribo Karajá em busca de inspiração para sua coleção "Karajás – Índios do Cerrado de Goiás", lançada em 2002 (veja aqui a notícia / arquivo Joia br) e exposta em feira na Itália. O resultado foi surpreendente!

A artista, que sempre fez da riqueza de sua terra sua melhor matéria-prima, transformou em poesia visual o que conheceu em suas atentas observações. Quartzos translúcidos combinam-se a sementes, ouro, prata rodinada e penas coloridas para formar lindíssimos colares, pulseiras e anéis.

(ao lado: Braçadeira Karajás - criação: Adeguimar Arantes - coleção Karajás Índios do Cerrado de Goiás - Desenho: Marcelo Biscola).

Além de servir à joalheria, a experiência e o conhecimento de Adeguimar foram requisitados pela Escola de Design de Joias e Gemas da Faculdade Cambury, de Goiânia, que convidou a designer para integrar a banca que examinará o Trabalho de Conclusão de Curso dos estudantes Isabela Hanashiro e Rodrigo Antônio. Eles desenvolveram um projeto inspirado nos grafismos da tribo dos Karajás. “Acredito que jovens talentos como Isabela e Rodrigo vão ajudar a difundir ainda mais este nosso tesouro cultural étnico", avalia Adeguimar.

A apresentação acontece na próxima quarta-feira, dia 19.

 

 

 


Colar da coleção Karajás - Índios do Cerrado de Goiás, feito com fios de papel reciclado e envelhecido com café solúvel, quartzo rutilado com lapidação inspirada em armas da tribo, arte plumária indígena, semente de jupati e ouro branco reciclado.

(Foto: Christiano Vaz).


Perfil (destaque da seção Joalheria de Arte - novembro/2006):
>>> Adeguimar Arantes - Arte do Cerrado

fotos: divulgação

 

© Copyright Joia br = É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo, sem prévia autorização

 

 

voltar ao index de notícias