PÁGINA INICIAL
EMPRESAS
ENTIDADES
FEIRAS NO BRASIL
FEIRAS NO MUNDO
EXPOSIÇOES E EVENTOS
ARTIGOS
COMÉRCIO EXTERIOR
ENTREVISTAS
MANUAL DE GEMAS
CURSOS
CURIOSIDADES
JOALHERIA DE ARTE
MODA E TENDÊNCIAS
DICAS PRECIOSAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CLASSIFICADOS
PROMOÇÕES
COTAÇÃO DO DÓLAR
ANÚNCIOS
SOBRE O JOIABR
FALE CONOSCO
::::::::::::::::::::::::::::

© Joiabr - 2000
info@joiabr.com.br

 

Lua Azul

 

 
Joia br - 17 de setembro de 2015
 


Raro diamante azul será a estrela de leilão de joias na Suíça. A venda deverá alcançar um novo recorde mundial.

Da redação - A Sotheby’s anunciou, nesta terça-feira (17), que o  diamante Blue Moon será o destaque do leilão de joias que irá promover em Genebra, no próximo dia 11 de novembro. A espetacular gema, um dos mais conhecidos diamantes azuis do mundo, tem seu preço estimado entre 35 e 55 milhões de dólares.

O Blue Moon pesa 12,03 quilates e foi classificado de clareza excepcional (Internally Flawless – IF), lapidação cushion e fancy vivid blue - a mais alta graduação de cor possível para diamantes azuis - pelo Instituto Gemológico da América (GIA).

"Embora qualquer diamante com coloração azul natural seja uma descoberta rara, alguns são tão excepcionais que só surgem uma vez na vida. O Blue Moon é uma dessas ocorrências notáveis​​", diz a monografia do GIA sobre o diamante.

O Blue Moon é originário de um diamante bruto de 29,6 quilates descoberto pela Petra Diamonds na mina sul-africana Cullinan, em janeiro do ano passado (veja aqui). No mês seguinte, foi vendido para a Cora International NY por US$25,5 milhões (veja aqui), que o cortou e lapidou, em um processo altamente especializado e complexo, que levou mais de seis meses. O nome Blue Moon (lua azul) refere-se à expressão usada para descrever o fenômeno da ocorrência de duas luas cheias durante um único mesmo mês, algo que acontece muito raramente.

O recorde mundial de preços para um diamante azul foi estabelecido pelo "Zoe Diamond", de 9,75 quilates, vendido em leilão por 32,6 milhões de dólares pela Sotheby’s de Nova York, em novembro de 2014 (veja aqui). A pedra também estabeleceu um novo recorde mundial por quilate para qualquer diamante. Se a venda do Blue Moon - o maior diamante em lapidação cushion de cor azul vívida a ser oferecido em leilão - corresponder às expectativas, a marca será ultrapassada.

fotos: divulgação


 

 

© Copyright Joia br = É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo, sem prévia autorização

 

 

voltar ao index de notícias