PÁGINA INICIAL
EMPRESAS
ENTIDADES
FEIRAS NO BRASIL
FEIRAS NO MUNDO
EXPOSIÇOES E EVENTOS
ARTIGOS
COMÉRCIO EXTERIOR
ENTREVISTAS
MANUAL DE GEMAS
CURSOS
CURIOSIDADES
JOALHERIA DE ARTE
MODA E TENDÊNCIAS
DICAS PRECIOSAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CLASSIFICADOS
PROMOÇÕES
COTAÇÃO DO DÓLAR
ANÚNCIOS
SOBRE O JOIABR
FALE CONOSCO
::::::::::::::::::::::::::::

© Joiabr - 2000
info@joiabr.com.br

 

É ouro!

 

 
Joia br - 17 de agosto de 2015
 


Brasil conquista primeiro lugar em ranking total de pontos no WorldSkills com 27 medalhas, sendo 11 de ouro. Uma delas foi na modalidade Joalheria.

Da redação - O Brasil foi o grande vencedor da WorldSkills 2015, maior competição de educação profissional do mundo, encerrada neste domingo (16), em São Paulo. A delegação brasileira ficou em primeiro lugar no ranking total de pontos, com 27 medalhas - sendo 11 de ouro, 10 de prata e seis de bronze,  além de 18 certificados de excelência. A cerimônia de premiação aconteceu no Ginásio do Ibirapuera.

Ao longo de quatro dias de provas no Parque Anhembi, cerca de 1.200 estudantes, vindos de 59 países, disputaram medalhas em 50 profissões da indústria e do setor de serviços. Os 56 integrantes da delegação brasileira, a mais representativa participação do país, foram treinados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Esta foi a primeira vez que a WorldSkills é realizada na América Latina e este foi o melhor desempenho do Brasil desde que começou a participar da competição, em 1983.

Joias

Uma das ocupações que deu o ouro ao Brasil foi a Joalheria, com o carioca Leonardo Fonseca Rodrigues, que disputou a medalha com 17 outros concorrentes. Ex-aluno da Escola de Joalheria do Senai Rio, Leonardo foi convidado para participar da etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento em 2013. Ganhou a medalha de ouro e, em 2014, participou do projeto Top One na Olimpíada do Conhecimento, em Belo Horizonte, vencendo as seletivas para representar o Brasil na WorldSkills 2015.


Na prova, os competidores tiveram que fazer uma joia (uma bandeira do Brasil estilizada, de acordo com um projeto criado por um designer português), usando técnicas de ourivesaria e demonstrando suas habilidades. Entenda a proposta:

Entre os melhores do mundo

Assim como Leonardo Rodrigues, outros jovens brasileiros treinados em Escolas de Joalheria do Senai já se destacaram na competição. Durante a WorldSkills 2009, realizada no Canadá, o gaúcho Alexandre Concari (veja aqui) conquistou a medalha de prata e, dois anos depois, na Inglaterra, o ouro veio com o carioca Rodrigo Silva (veja aqui). Em 2013, a paulista Renata da Silva Santos (veja aqui) voltou da Alemanha com a prata.

 

Matéria relacionada:
>>> Com torcida brasileira

fotos: divulgação

 

 


 

 

© Copyright Joia br = É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo, sem prévia autorização

 

 

voltar ao index de notícias