PÁGINA INICIAL
EMPRESAS
ENTIDADES
FEIRAS NO BRASIL
FEIRAS NO MUNDO
EXPOSIÇOES E EVENTOS
ARTIGOS
COMÉRCIO EXTERIOR
ENTREVISTAS
MANUAL DE GEMAS
CURSOS
CURIOSIDADES
JOALHERIA DE ARTE
MODA E TENDÊNCIAS
DICAS PRECIOSAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CLASSIFICADOS
PROMOÇÕES
COTAÇÃO DO DÓLAR
ANÚNCIOS
SOBRE O JOIABR
FALE CONOSCO
::::::::::::::::::::::::::::

© Joiabr - 2000
info@joiabr.com.br

 

 

JoiArt

 

 
Joia br - 17 de maio de 2013
 


Exposição inédita, no Rio de Janeiro, une o universo da joalheria ao das artes plásticas.

Da redação -  Joia é arte. Com este pensamento, Anna Clara Herrmann, curadora e criadora do Joia Brasil - salão de joalheria e design que comemora uma década este ano, concebeu com exclusividade para o Fashion Mall a exposição JoiArt. O coquetel de abertura acontece na próxima segunda-feira (20), e a mostra poderá ser visitada até 31 de maio, na praça central do shopping.

Oito joalheiros (Sara, Guerreiro, H.Stern, Lisht Marinho, Jack Vartanian, Frank Joias, Lafry e Miriam Kimelblat),  todos lojistas do shopping em São Conrado, vão expor uma joia artesanal inédita, criada especilamente para o evento.

Paralelamente ao trabalho dos joalheiros-lojistas, Anna Clara buscou, através de galeristas ou colecionadores particulares, joias criadas por artistas plásticos, algumas raríssimas. A exposição contará com peças de Amilcar de Castro, Ernesto Neto, Beatriz Milhazes, Sergio Camargo, Waltercio Caldas, Aurea Sacilotto, Arthur Luiz Piza, Maria Carmem Perllingeiro, Ana Holk, Carlos Vergara e Sérvulo Esmeraldo.

O anel de Aurea Sacilotto é uma das joias que serão exibidas no evento. A peça faz parte da coleção "Joias do Concretismo", inspirada em esculturas e obras marcantes do artista plástico Luiz Sacilotto, referentes às décadas de 50 e 60.

"Quis mostrar que uma joia não é apenas uma peça decorativa, que segue as tendências do estilo da estação da moda. A joia é arte, é um trabalho minucioso, carregado de emoção e que. quase sempre, parte de um sentimento do designer. Estamos dando voz a vários artistas escondidos atrás de seus ofícios", declarou Anna Clara.

O projeto JoiArt ganhou cenografia de Mario Santos,  que construiu especialmente para o evento uma estrutura baseada nas dimensões e tradição do famoso ovo Fabergè. No centro, a "clara do ovo", e nas laterais a "gema", referência às pedras preciosas que ali estarão expostas. Um jogo de esconde e revela, faz com que o vistante seja levado a descobrir as peças e ainda conhecer importantes nomes do circuito das artes que serão homenageados através de portraits assinados pela fotógrafa Denise Leão.

Ação social

No dia 28, será realizado um leilão no restaurante Pobre Juan do Fashion Mall, com todas as peças criadas pelos joalheiros do shopping e com toda a renda revertida para o Instituto Marquês de Salamanca, fundado há 16 anos pelo empresário Olavo Monteiro de Carvalho para atender crianças carentes de 2 a 6 anos em seu desenvolvimento escolar.

Joiart
Fashion Mall (1º piso) - Estrada da Gávea, 899 - São Conrado, Rio de Janeiro - RJ
Coquetel de abertura: 20 de maio, das 19h às 22h
Exposição: de 21 a 31 de maio, das 10h às 22h  (entrada franca)
Silent Auction: dia 28 de maio, as 19h, no restaurante Pobre Juan

Criação e concepção: Anna Clara Herrmann e Kika Gama Lobo
Produção: Biruta e Anna Clara
Herrmann

 

 

© Copyright Joia br = É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo, sem prévia autorização

 

 

voltar ao index de notícias