PÁGINA INICIAL
EMPRESAS
ENTIDADES
FEIRAS NO BRASIL
FEIRAS NO MUNDO
EXPOSIÇOES E EVENTOS
ARTIGOS
COMÉRCIO EXTERIOR
ENTREVISTAS
MANUAL DE GEMAS
CURSOS
CURIOSIDADES
JOALHERIA DE ARTE
MODA E TENDÊNCIAS
DICAS PRECIOSAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CLASSIFICADOS
PROMOÇÕES
COTAÇÃO DO DÓLAR
ANÚNCIOS
SOBRE O JOIABR
FALE CONOSCO
::::::::::::::::::::::::::::

© Joiabr - 2000
info@joiabr.com.br

 

O cantar dos cantares

 

 
Joia br - 17 de abril de 2012
 

Um amor sagrado é o mote da nova coleção primavera/verão da grife mineira Mary Design. O lançamento acontece durante o Minas Trend Preview.

Da redação - A designer Mary Arantes sempre desejou fazer uma coleção sobre o amor. Poderia ter se inspirado em clássicos como Romeu e Julieta ou Ulisses e Penélope, versos de Fernando Pessoa ou de Clarice. Mas foi o poema bíblico Cântico dos Cânticos que ela escolheu para falar de amor.

Explorando o texto sob um novo olhar, a artista percebeu outros sentidos, aromas, flores, imagens. Mary também descobriu, através de uma semióloga francesa, que se trata da primeira enunciação feminina bíblica - pela primeira vez, a voz de uma mulher aparece separada da do homem. O drama de Sulamita e Salomão então se tornou o love affair que envolve toda a coleção de sua grife Mary Design. Um amor simples, fugidio, que nunca se concretiza. Um canto perfumado de amor.


“Deliciosas tuas faces entre os brincos, teu pescoço envolto em guirlandas.
Brincos de ouro mandaremos fazer para ti,
com incrustações em prata”

"De que maneira, de literalmente erótico, pôde esse texto passar a ser considerado canônico, sagrado? Quando o lemos, percebemos que ele é libertário, não tem um Deus rancoroso, não é amor lei e, sim, um amor erótico sem ser vulgar, elegante e encantado, dentro de um livro sagrado. Um sagrado dentro do outro. Todo amor é sagrado", declara Mary.

Coleção "O Cantar dos Cantares"

As bijuterias foram tecidas evocando a influência religiosa indiana do poema, logo uma divindade mística e sensual. O canto tem também referências grega, egípcia, israelita. Fala de pedrarias, safiras, topázios e alabastro. Todos os vestígios sensoriais do texto de Salomão, sejam oriundos dos cenários ou das vestes, foram incorporados às criações.

A montagem artesanal vem rica e suntuosa, com caráter de joia, mas o luxo se desvia da forma conhecida. A ideia é fazer das peças, falsamente luxuosas, as melhores amigas do dia a dia.

O fino e transparente tule envolve miçangas, num trabalho de reciclagem de cores e formas variadas. Pedrarias conferem glamour, pintam a coleção em tons alegres - tudo a ver com as matizes e a luminosidade da primavera e do verão. 

Um colar de biscoito chinês da sorte traz frases bíblicas extraídas do texto Cântico dos Cânticos, como “O amor é forte como a morte”. Minimaçãs do amor e pimentas, em murano, pontuam fios, como ramos dos frutos. Brincos ganharam formato extralarge, em construções extravagantes, e o reinado das pulseiras ainda permanece, numa temperatura que favorece os braços nus. Os banhos variam entre ouro claro, níquel, ouro velho e prata.

O colar com um minifrasco de vidro não contém veneno, mas a essência do perfume da marca Mary Design - nada de dramas, só romance. Um outro frasco, recheado de arroz, traz uma frase que fala da abundância e prosperidade associadas ao grão: "chuva de bênçãos"!

A coleção será apresentada no desfile da Mary Design no Minas Trend Preview  - evento de pré-lançamentos da moda primavera/verão 2012 / 2013, que acontece entre os dias 25 e 28 de abril, em Belo Horizonte (MG).

fotos: Juliano Arantes

© Copyright Joia br = É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo, sem prévia autorização

 

 

voltar ao index de notícias