PÁGINA INICIAL
EMPRESAS
ENTIDADES
FEIRAS NO BRASIL
FEIRAS NO MUNDO
EXPOSIÇOES E EVENTOS
ARTIGOS
COMÉRCIO EXTERIOR
ENTREVISTAS
MANUAL DE GEMAS
CURSOS
CURIOSIDADES
JOALHERIA DE ARTE
MODA E TENDÊNCIAS
DICAS PRECIOSAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CLASSIFICADOS
PROMOÇÕES
COTAÇÃO DO DÓLAR
ANÚNCIOS
SOBRE O JOIABR
FALE CONOSCO
::::::::::::::::::::::::::::

© Joiabr - 2000
info@joiabr.com.br

 

Dia de joias

 

 
Joia br - 16 de maio de 2012
 

Joia Brasil irá mostrar as novidades para a temporada primavera/verão.

Da redação - A 13ª edição do Joia Brasil, um dos eventos mais importantes da joalheria nacional, acontecerá na próxima terça-feira, 22 de maio, no Hotel Fasano - Rio de Janeiro, comandado por Anna Clara Herrmann. Nesse dia, os designers Antonio Henrique, Bia Vasconcellos, Carlos Rodeiro, Daniela Norinder, Francisca Bastos, Kristhel Byancco, Marcia Chagas Freitas, Lisi Fracchia, Lucia Lima, Meire Bonadio, Shirley e Carol Sobotka, Ucha Valverde, Vanessa Robert e a SARA apresentam suas coleções primavera-verão 2012/2013.

O evento tem o design como elemento fundamental nos conceitos de moda, beleza, arte, negócios e a cada edição avança no sentido de fortalecer essa filosofia.

13ª edição do Joia Brasil
Dia 22 de maio - a partir das 15h
Hotel Fasano - Ipanema - Rio de Janeiro
www.joiabrasil.com

EXPOSITORES

Antonio Henrique trabalha metais preciosos em formas puras e simples, buscando harmonia entre o orgânico e o geométrico. Único brasiliense presente na mostra, o joalheiro apresentará suas mais coleções "Ícones" e "Civilização Antiga", que fazem uma releitura de tradição e modernidade.

A artista plástica carioca Bia Vasconcellos já expôs seu trabalho em Londres, Paris, Los Angeles e, também neste mês, participa da exposição de design “Fresh from Brazil“, em Nova York. Apaixonada por pedras preciosas, em especial as brasileiras, faz delas sua fonte de inspiração. A mistura das cores e lapidação inusitada são características marcantes em suas criações.

Conhecido por suas joias repletas de referências étnicas e culturais da Bahia, Carlos Rodeiro traz para o Joia Brasil muitos anéis, colares e pulseiras ricos em pedras preciosas. As joias desta temporada são iluminadas por turmalinas Paraíba, safiras, rubis, pérolas e diamantes, com um mix de sobreposições.

A designer Daniela Norinder nasceu em São Paulo, estudou em Londres e em Nova York, e morou na Cidade do México, onde se especializou em ourivesaria e se encantou com a arte local.  Daniela participa pela primeira vez do Joia Brasil e destaca em sua coleção as turmalinas Paraíba e o design étnico.

Francisca Bastos participa do evento desde sua primeira edição. Para essa temporada, a joalheira selecionou uma gama de cores em tons dégradês bem suaves, reforçando o estilo elegante e único de seu trabalho.

Kristhel Byancco apresenta joias exóticas e extravagantes de suas coleções anteriores, que agora fazem parte de seu acervo pessoal. A novidade será a peça “Armadura de Deus”, um bracelete confeccionado à mão com a inscrição do salmo 91. Kristhel traduz seus sentimentos através de metais nobres e gemas brasileiras.

Para Márcia Chagas Freitas, as cores vibrantes da natureza sempre foram fonte de inspiração. Seguindo sua intuição, a designer utilizou águas-marinhas, turmalinas Paraíba, peridotos e opalas, além de feldspatos, em brincos e anéis com esmeraldas brasileiras.

Formada pelo Instituto Gemológico de Madri, Lisi Fracchia é perita em gemas pela ADesign. Ela pesquisou as pérolas do Taithi e irá mostrar o que há de mais original destas preciosidades. Suas peças hoje são vendidas na Espanha e Argentina.

Com materiais nobres utilizados na joalheria afro-brasileira, como o ouro, prata, jacarandá, pedras preciosas e cristal em grande formato, a pernambucana Lucia Lima reinventa apetrechos usados pelas escravas e baianas do século XVIII.

Meire Bonadio cria peças com Capim Dourado. Trabalha com artesãos que respeitam as normas de preservação ambiental. "Tocandunas" é o nome da sua nova coleção, que homenageia a beleza natural do Jalapão e faz referências ao Estado do Tocantins, fonte do capim dourado. Colares e pingentes lembram paisagens como as Dunas e a Pedra Furada. Anéis e brincos versáteis lembram o pôr do sol e o céu visto nas veredas.

Referência em alta joalheria, a SARA orgulha-se de produzir artesanalmente suas joias, utilizando sempre os mais nobres materiais. A atenção especial que é dada às cores das gemas usadas em suas joias faz com que elas se tornem “objetos dos sonhos”. As pedras preciosas são criteriosamente escolhidas por seus especialistas.

As designers e irmãs Shirley e Carol Sobotka dão continuidade à tradição familiar dos joalheiros de Praga, cidade natal de seus pais e avós. A dupla traz para o evento joias em topázio imperial, água-marinha, morganita e, como destaque da coleção, a turmalina Paraíba. Em sua vitrine, Carol e Shirley também irão expor a linha "Luxo by Ucha Valverde", composta de peças com safiras e diamantes.

A designer Ucha Valverde buscou inspiração nas tribos nativas da Região Nordeste, como os Tabajaras e os Potiguares, para desenvolver sua nova coleção "Dualidade". Ucha interpreta a simplicidade do trabalho artesanal indígena, transformando-a em objetos de luxo, ornamentados por gemas e metais preciosos.

Formada em Desenho Industrial, Vanessa Robert encontrou na ourivesaria a forma para expressar sua paixão pelos traços simples, fluidos e leves. O resultado são joias onde o metal precioso parece se moldar ao desejo de sua criadora. O trabalho é maduro, mas conserva a juventude da designer; formas orgânicas permitem que as pedras brutas brilhem soberanas.

--------------------------------------------
Anna Clara Herrmann, criadora do Joia Brasil, conta com a assessoria de Marta Micheli neste projeto. Seu trabalho como divulgadora da joia brasileira já levou a mostra para a Liberty em Londres, Printemps em Paris, Palm Beach (EUA) e até para o Canadá, além de edições periódicas em Los Angeles e Nova York.

Sempre contando com a participação de profissionais e grifes consagradas no mercado, Anna Clara abre também espaço para jovens criadores. Além do Joia Brasil, desde 2008 ela faz a curadoria da exposição "Joia da Casa" no Casa Cor Rio, e organiza em parceria com Marta Micheli a boutique Bling Bling no evento de decoração Morar Mais.

fotos: divulgação

© Copyright Joia br = É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo, sem prévia autorização

 

 

voltar ao index de notícias