PÁGINA INICIAL
EMPRESAS
ENTIDADES
FEIRAS NO BRASIL
FEIRAS NO MUNDO
EXPOSIÇOES E EVENTOS
ARTIGOS
COMÉRCIO EXTERIOR
ENTREVISTAS
MANUAL DE GEMAS
CURSOS
CURIOSIDADES
JOALHERIA DE ARTE
MODA E TENDÊNCIAS
DICAS PRECIOSAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CLASSIFICADOS
PROMOÇÕES
COTAÇÃO DO DÓLAR
ANÚNCIOS
SOBRE O JOIABR
FALE CONOSCO
::::::::::::::::::::::::::::

© Joiabr - 2000
info@joiabr.com.br

 

Arte  sacra na ourivesaria

 

 
Joia br - 16 de janeiro de 2015
 

Exposição temporária no MAS-SP reúne joias e objetos feitos com ouro, prata e pedras preciosas - obras de conteúdo sacro.

Da redação - O Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS-SP) sediará a exposição "Arte Sacra na Ourivesaria", com curadoria de Jorge Brandão e Maria Inês Lopes Coutinho.
A abertura acontece no dia 25 de janeiro, data em que se comemora os 461 anos da capital paulista.

A mostra reúne cerca de 130 peças, entre joias, relíquias, ostensórios, instalação de lampadários, além de outros objetos sacros que traçam uma leitura do acervo do MAS-SP do ponto de vista da produção dessas obras na ourivesaria.


A propósito do período colonial, a historiografia paulista descreve uma São Paulo "pobre"  diante do esplendor das minas de ouro em Minas Gerais, da riqueza na Bahia e do apogeu da Corte, no Rio de Janeiro. Entretanto, pesquisas e a descoberta e análise de novas fontes apontam que em São Paulo existiam ourives habilidosos no preparo dos metais, no  manuseio das limas, buris, cinzéis, polimento, cravações e gravações.


Entre os destaques da mostra "Arte Sacra na Ourivesaria" estão uma cruz peitoral (de ouro maciço, esmeraldas, rubis e diamantes) que pertenceu ao Cardeal D. Joaquim Arcoverde de Albuquerque Cavalcanti, algumas coroas de  ouro da época deDom João V, além de outras joias.

A exposição conduz ao reencontro de tradições litúrgicas que, no curso dos séculos, ocuparam lugar no território paulistano. Itens que, nas palavras de José Carlos Marçal de Barros, diretor executivo do MAS-SP: “prestaram-se no passado às celebrações de batismo, casamento, morte; às comemorações de datas especiais, às coroações e ocasiões de alta significação simbólica e devocional”.

Ao promover a exibição deste rico acervo, o MAS-SP pretende que o espectador releia os simbolismos da vida cristã contidos em cada um desses objetos, que carregam  atribuições sagradas e a verdadeira história de riquezas da São Paulo colonial .


Exposição "Arte Sacra na Ourivesaria"
Local: Museu de Arte Sacra  de São Paulo
Av. Tiradentes,  nº 676, Luz - São Paulo = SP
de 25 de janeiro a 8 de março de 2015
(terça a sexta-feira,  das 9h às 17h; sábado e domingo das 10h às 18h
Ingresso: R$ 6,00 (estudantes pagam meia);  grátis aos sábados.






 

© Copyright Joia br = É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo, sem prévia autorização

 

 

voltar ao index de notícias