PÁGINA INICIAL
EMPRESAS
ENTIDADES
FEIRAS NO BRASIL
FEIRAS NO MUNDO
EXPOSIÇOES E EVENTOS
ARTIGOS
COMÉRCIO EXTERIOR
ENTREVISTAS
MANUAL DE GEMAS
CURSOS
CURIOSIDADES
JOALHERIA DE ARTE
MODA E TENDÊNCIAS
DICAS PRECIOSAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CLASSIFICADOS
PROMOÇÕES
COTAÇÃO DO DÓLAR
ANÚNCIOS
SOBRE O JOIABR
FALE CONOSCO
::::::::::::::::::::::::::::

© Joiabr - 2000
info@joiabr.com.br

 

Com torcida brasileira

 

 
Joia br - 15 de junho de 2015
 

Ex-aluno da escola de joalheria do SENAI Rio, Leonardo Fonseca integra a equipe brasileira na maior competição de educação profissional do mundo, cuja edição 2015 será realizada em São Paulo.

Da redação - A cidade de São Paulo será sede da WorldSkills 2015. Realizada a cada dois anos, é a primeira vez que a competição mundial de profissões técnicas acontece na América Latina.

A 43ª edição da WorldSkills está marcada para o período de 11 a 16 de agosto próximo, no Parque Anhembi (Pavilhão de Exposições, Sambódromo e Palácio de Convenções). Cerca de 1.200 estudantes, vindos de 59 países, disputarão medalhas em 50 profissões da indústria e do setor de serviços. Ao longo de quatro dias de provas, eles precisam alcançar índices de excelência ao executar tarefas semelhantes às que realizariam em situações reais do dia a dia de trabalho. Todos serão avaliados pelas habilidades técnicas e pessoais.

O Brasil será representado por 56 jovens profissionais técnicos, de diversas ocupações. Essa será a maior delegação já reunida pelo país para a WorldSkills.

A competição estará aberta ao público de 12 a 15 de agosto.

Ocupação: Joalheria

Leonardo Fonseca Rodrigues, 20 anos, irá disputar uma medalha na ocupação "Joalheria" com participantes de 18 países. O carioca foi aluno da Escola de Joalheria do SENAI Rio, na Tijuca. Para chegar à WorldSkills, superou outros estudantes brasileiros na Olimpíada do Conhecimento, nas etapas regionais e nacional.


"Depois de fazer o curso do SENAI, eu soube que a joalheria é o que eu quero para a minha vida. Já tenho uma pequena oficina para trabalhar, mas agora a dedicação é total para, quem sabe, alcançar o título de melhor do mundo”, conta Leonardo, que tem uma intensa rotina diária de preparação de acordo com um cronograma baseado em joias propostas por designers de 11 países. Na prova, ele terá que reproduzir um modelo escolhido entre essas joias, e que deverá ser modificado em até 30% durante a competição.

Educação profissional

Maior competição de educação profissional do mundo, a WorldSkills ocorre a cada dois anos e reúne os melhores alunos selecionados nas etapas nacionais de seus países, por habilidades técnicas individuais e coletivas para executar tarefas específicas para as quais estudam e atuarão no mercado de trabalho.

Um dos principais legados da WorldSkills é promover a importância da educação profissional como ferramenta de transformação social e econômica, além de proporcionar oportunidades para troca de informações entre líderes industriais, governamentais e especialistas em educação, inspirando jovens em idade escolar a se dedicarem a carreiras técnicas.

A organização da competição no Brasil está sob a responsabilidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). A expectativa é que a 43ª WorldSkills, realizada em São Paulo, supere os números da última edição, que aconteceu em Leipzig, Alemanha, em 2013 (veja aqui).

* Com informações da Firjan, Portal da Indústria e WorldSkills São Paulo 2015

© Copyright Joia br = É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo, sem prévia autorização

 

 

voltar ao index de notícias