PÁGINA INICIAL
EMPRESAS
ENTIDADES
FEIRAS NO BRASIL
FEIRAS NO MUNDO
EXPOSIÇOES E EVENTOS
ARTIGOS
COMÉRCIO EXTERIOR
ENTREVISTAS
MANUAL DE GEMAS
CURSOS
CURIOSIDADES
JOALHERIA DE ARTE
MODA E TENDÊNCIAS
DICAS PRECIOSAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CLASSIFICADOS
PROMOÇÕES
COTAÇÃO DO DÓLAR
ANÚNCIOS
SOBRE O JOIABR
FALE CONOSCO
::::::::::::::::::::::::::::

© Joiabr - 2000
info@joiabr.com.br

 

Design e sustentabilidade

 

 
Joia br - 15 de junho de 2012
 

Criados por designers e ourives paraenses, joias e acessórios de moda ganham exposição no Rio de Janeiro. Coleção foi desenvolvida especialmente para a Rio+20.

Da redação - Escamas de pirarucu, palha de arumã, azulejos, fibra de tururi, madeira, chifre e couro de búfalo, e até coador de café reciclado. Materiais que poderiam ser descartados, e degradados no meio ambiente, ganham formas, cores e, aliados a gemas e metais preciosos, agregam valor à coleção de joias e acessórios que o Polo Joalheiro do Pará mostra, desde terça-feira (12), no Rio de Janeiro, cidade que sedia a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável - a Rio+20. As peças estão sendo comercializadas na loja Signature, no hotel Copacabana Palace.

A coleção “Manualidades e Design - Rio+20” é resultado de um workshop de criação de produtos coordenado por Cristina Franco, jornalista e consultora de Moda e Estilo, responsável também pela coleção “Manualidades: Lapidando Tendências”, lançada em 2011 na primeira edição da Casa Cor Pará.


"Essência da Natureza", criação de Celeste Heitmann: colar feito de prata, chifre de búfalo e flores em coador de café reciclado.


O público da Rio+20 verá mais de 40 peças inéditas, além de outras da coleção anterior. Os trabalhos expostos – bolsas, colares, anéis, brincos, broches, fivelas, pingentes, braceletes e pulseiras – foram criados e confeccionados pelos profissionais Rosa Leal, Izaías Lopes, Ivete Negrão, Edinaldo Pereira, Leila Salame, Tarcisio, Ivam Silva, Clara Amorim, Júlia Mendes, João Amorim, Celeste Heitmann, Rai Oliveira, Fábio Monteiro, Roseli Matias, Joseli Limão, Eli Cascaes, Nilma Arraes, Circe Silva, Erivaldo Júnior, Marcilene Rodrigues, Selma Montenegro, Mônica Matos, Paulo Tavares e Bárbara Müller.


Colar Guaraná, de Rosa Leal e Izaías Lopes / Colar Piracema, de Nilma Arraes
(fotos: João Ramid)

Desenvolvida especialmente para a Rio+20, a coleção expressa os conceitos de design e sustentabilidade, referências no trabalho realizado há mais de uma década pelo Programa de Desenvolvimento do Setor de Gemas, Joias e Metais Preciosos, mantido pelo Governo do Pará e gerenciado, desde 2007, pelo Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), no Espaço São José Liberto, em Belém.

fotos: divulgação

© Copyright Joia br = É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo, sem prévia autorização

 

 

voltar ao index de notícias