PÁGINA INICIAL
EMPRESAS
ENTIDADES
FEIRAS NO BRASIL
FEIRAS NO MUNDO
EXPOSIÇOES E EVENTOS
ARTIGOS
COMÉRCIO EXTERIOR
ENTREVISTAS
MANUAL DE GEMAS
CURSOS
CURIOSIDADES
JOALHERIA DE ARTE
MODA E TENDÊNCIAS
DICAS PRECIOSAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CLASSIFICADOS
PROMOÇÕES
COTAÇÃO DO DÓLAR
ANÚNCIOS
SOBRE O JOIABR
FALE CONOSCO
::::::::::::::::::::::::::::

© Joiabr - 2000
info@joiabr.com.br

 

Ouro e arte

 

 
Joia br - 14 de outubro de 2014
 


Ouro é o fio condutor de uma fantástica exposição no CCBB Rio.

Da redação - O Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB Rio), em parceria com a H.Stern, promovem a exposição "Ouro – O fio que costura a arte do Brasil". A mostra foi inaugurada no último domingo (12), e faz parte das comemorações dos 25 anos da instituição cultural e dos 70 anos da joalheria.

Com a curadoria de Marcelo Dantas, a mostra explora a relação do metal precioso com a criatividade brasileira, reunindo trabalhos de 30 artistas de diferentes gerações e especialidades. São instalações, desenhos, objetos, esculturas, fotografias, pinturas e joias concebidas por importantes nomes das artes visuais, design, dança, música, arquitetura e paisagismo.


Entre as cerca de 50 obras selecionadas, grande parte é inédita, como a instalação criada pela artista Laura Vinci, que ocupa a rotunda com nada menos que 50 mil folhas de ouro suspensas no ar.

O fascínio pelo ouro também se apresenta nas joias H.Stern presentes na exposição, como as peças inspiradas na obra do arquiteto Oscar Niemeyer (veja + aqui), do paisagista Roberto Burle Marx (veja + aqui) ou da companhia mineira de balé Grupo Corpo (veja + aqui).


Colar da Coleção Grupo Corpo por H.Stern

Nomes que hoje já são referência para a história recente da arte brasileira também fazem parte da mostra, como os estudos sobre mapas de Anna Bella Geiger; as pinturas recortadas de Antonio Dias; os objetos de Cildo Meireles  - que justapõe materiais menos prováveis, como ripas de madeira barata fixadas com pregos de ouro; as esculturas de José Resende e Tunga; as pinturas à têmpera com pequenas aplicações de ouro sobre placas de madeira de Mira Schendel e os desenhos de Nelson Felix e Nuno Ramos. Ainda entre os artistas, os irmãos Fernando e Humberto Campana apresentam peças, entre mobiliário e joias, que exploram a nobreza e a luz do dourado.


Arte de Antonio Dias

Exposição: Ouro – O fio que costura a arte do Brasil
Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Primeiro de Março,
66 – Centro – Rio de Janeiro - RJ
Até 5 de janeiro de 2015 -  Horário: de quarta a
segunda, das 9h às 21h
Entrada gratuita.

.


fotos: divulgação


© Copyright Joia br = É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo, sem prévia autorização

 

 

voltar ao index de notícias