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Salão Bossa Nova

 

 
Joia br - 14 de maio de 2013
 


Evento de moda e negócios começa hoje no Rio de Janeiro, com a participação de grifes de vestuário, joias, bijuterias, acessórios e arranjos produtivos.

Da redação -  A primeira edição do Salão Bossa Nova Moda e Negócios, resultado da união do Fashion Business e Rio-à-Porter, acontece de 14 a 17 de maio no Espaço 3650, na Av. das Américas, ao lado do Village Mall - Barra da Tijuca. O Salão contará com 250 participantes.

Durante os quatro dias do evento, haverá palestras sobre temas variados e essenciais aos negócios dos lojistas: os assuntos vão desde a moda e o espaço urbano, as joias e bijuterias, até a importância das novelas no comportamento de consumo feminino.

O tema desta edição é inspirado em uma espécie de oráculo fashion, onde a moda prevê comportamentos, detecta tendências e expressa nas roupas as manifestações sociais e culturais. A principal carta do tarô, o arcano 21, estará representada na cenografia do evento. Quem assina a programação visual é a designer Julia Liberati.

APL Joia Carioca / Moda Biju Brasil

Designers e microempresárias de joias e bijuterias do Rio de Janeiro marcam presença no Salão Bossa Nova de Moda e Negócios. O estande Joia Carioca, organizado pelo Sebrae em parceria com a Associação dos Joalheiros e Relojoeiros do Estado do Rio de Janeiro (Ajorio), vai apresentar peças originais das marcas ArteColetiva (veja quadro abaixo), Olendzki, Spariam, Vanessa Scherer e Vyx Ipanema.

O Joia Carioca, um Arranjo Produtivo Local (APL), ensina as pequenas empresas a gerir produção e vendas, oferece cursos de capacitação e proporciona aos designers a participação em eventos importantes do setor em todo o país. “Nosso objetivo é ampliar e fortalecer os mercados das empresas participantes do projeto promovendo a gestão da excelência e desenvolvendo produtos com design e valor agregado a fim de se tornarem referência no Brasil”, afirma a diretora executiva da Ajorio, Angela Andrade.

Com foco na sustentabilidade, muitas das joias criadas por Silvia Blumberg, da ArteColetiva, são feitas com prata reciclada e detalhes de resíduos. No Salão Bossa Nova, a designer apresentará a coleção “Brazilândia”. Ela se inspirou no momento histórico brasileiro, nos acontecimentos e adversidades, naturais ou não, que influenciam o comportamento do povo.
Os anéis Congresso, Três Corações e Joaquim Barbosa (representado por uma pérola negra no meio do cerrado), destaques da coleção, trazem terra vermelha coletada nas obras do Estádio Nacional de Brasília.


Música e fé também estão presentes em suas criações. Silvia está entre as licenciadas da Jornada Mundial da Juventude e do Rock in Rio, eventos marcados para os meses de julho e setembro deste ano, respectivamente. Para o festival de música, ela está criando joias temáticas exclusivas. O projeto social “Por um Mundo Melhor”, trabalhado pelo Rock in Rio desde 2001, é evidenciado em peças onde arte e sustentabilidade fazem um casamento perfeito. “Quero chamar a atenção do jovem para a questão social e também reforçar a preocupação com o meio ambiente. Estou criando uma guitarra com pó de madeira reutilizado, colares com aço e pingentes com material reciclado”, diz Silvia.

Ajorio e Sebrae também promovem o Espaço Moda Biju Brasil, que irá reunir as marcas cariocas Eneida França, Crystal Rio, Pluma e Hefestos Design; as paulistas Estela Geromini, Lavish, Threes B e Natalia Chaim; além das mineiras Aramez, Gio Bernardes e Maramaria.

O 1º Salão Bossa Nova Moda e Negócios conta com o patrocínio da Prefeitura do Rio de Janeiro – Riotur e do Governo do Estado do Rio de Janeiro. O evento tem apoio da Firjan, ABIT,TexBrasil, APEX-Brasil, Sebrae, IN-MOD, Sinditêxtil e Sindiroupas, e promoção da Globo Rio. A edição Outono/Inverno 2014 está prevista para acontecer de 4 a 8 de novembro de 2013 no Píer Mauá, em paralelo ao Fashion Rio.

fotos: divulgação 

 

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