PÁGINA INICIAL
EMPRESAS
ENTIDADES
FEIRAS NO BRASIL
FEIRAS NO MUNDO
EXPOSIÇOES E EVENTOS
ARTIGOS
COMÉRCIO EXTERIOR
ENTREVISTAS
MANUAL DE GEMAS
CURSOS
CURIOSIDADES
JOALHERIA DE ARTE
MODA E TENDÊNCIAS
DICAS PRECIOSAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CLASSIFICADOS
PROMOÇÕES
COTAÇÃO DO DÓLAR
ANÚNCIOS
SOBRE O JOIABR
FALE CONOSCO
::::::::::::::::::::::::::::

© Joiabr - 2000
info@joiabr.com.br

 

Mais um

 

 
Joia br - 14 de março de 2016
 

Poucos meses após a venda recorde do Blue Moon of Josephine, a Sotheby's irá leiloar outro raro e valioso diamante azul.

Da redação - O De Beers Millennium Jewel 4, um raro diamante azul de 10,10 quilates, é a estrela do leilão de joias que a Sotheby’s promoverá no dia 5 de abril em Hong Kong. A gema é um dos doze diamantes raros  da coleção ‘De Beers Millennium Jewels’, apresentada  pela gigante da indústria diamantífera em comemoração à chegada do ano 2000 (veja quadro abaixo).

Oferecido a partir de uma coleção particular asiática para a venda de abril na Sotheby’s, este será o maior diamante de cor azul fancy vívida em lapidação oval a ser colocado  em leilão, com preço estimado entre 30 e 35 milhões de dólares.


O diamante de cor azul vívida e internamente impecável (flawless) está montado em um anel de ouro branco 18 k com diamantes.

O 'De Beers Millennium Jewel 4' será exibido em Nova York, Londres, Genebra, Singapura e Taipei neste mês de março. Do dia 1º a 4 de abril, ficará em exposição no Centro de Convenções e Exposições de Hong Kong.

De Beers Millennium Jewels

Em 2000, a De Beers, juntamente com o grupo Steinmetz, apresentou uma coleção de diamantes raros durante uma exposição no Millennium Dome de Londres.  Montada ao longo de décadas, a ‘De Beers Millennium Jewels’ foi composta pelo diamante incolor de 203,04 quilates 'Millennium Star' e onze diamantes fenomenais azuis (foto à direita) de várias formas e tamanhos, num total de 118 quilates, todos habilmente cortados e polidos. Nove dos onze diamantes azuis foram classificados pelo GIA como de cor Fancy Vivid, a mais alta classificação de cor l para diamantes coloridos, e dois de Fancy Intense. Todos vieram da mina Cullinan, na África do Sul, e cada um foi inscrito com um número De Beers Millennium usando uma técnica de gravação própria da marca. Desde a sua primeira aparição na Exposição do Milênio em 2000, apenas um desses diamantes, o número 11 – de 5,16 quilates e lapidação pera, entrou no mercado. Foi vendido pela Sotheby’s Hong Kong em abril de 2010.

Atualmente a Sotheby’s detém o recorde em leilão para diamantes azul, rosa, amarelo, verde e diamantes incolores.   A mais recente transação aconteceu em novembro de 2015, com a venda do Blue Moon of Josephine, raro diamante azul de 12,03 quilates, por 48,5 milhões de dólares, estabelecendo o recorde mundial por quilate para diamantes e também se tornando a gema preciosa mais cara a ser vendida em um leilão (veja aqui).

_______________
N.R.: Três outros diamantes coloridos extremamente raros (um laranja fancy vivid de 4,08 quilates, o Monarch Mirabella 490, de cor verde fancy intensa de 4,90 quilates e um amarelo fancy vivid de 10,30 quilates), todos montados em anéis, também estão entre os destaques do leilão.



Outras joias que devem despertar interesse são um anel de jadeíta em cabochão de cor verde esmeralda brilhante (est. US$ 3,8 – 4,5 milhões) e um broche de diamantes e esmeraldas, do final do século XIX,  que pertenceu à rainha Amélia de Portugal (est. US$ 1,2 – 1,5 milhão).




fotos: cortesia Sotheby's


 


© Copyright Joia br = É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo, sem prévia autorização

 

 

voltar ao index de notícias