PÁGINA INICIAL
EMPRESAS
ENTIDADES
FEIRAS NO BRASIL
FEIRAS NO MUNDO
EXPOSIÇOES E EVENTOS
ARTIGOS
COMÉRCIO EXTERIOR
ENTREVISTAS
MANUAL DE GEMAS
CURSOS
CURIOSIDADES
JOALHERIA DE ARTE
MODA E TENDÊNCIAS
DICAS PRECIOSAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CLASSIFICADOS
PROMOÇÕES
COTAÇÃO DO DÓLAR
ANÚNCIOS
SOBRE O JOIABR
FALE CONOSCO
::::::::::::::::::::::::::::

© Joiabr - 2000
info@joiabr.com.br

 

Joias de Nazaré 2012

 

 
Joia br - 13 de outubro de 2012
 

Romarias do Círio inspiram coleção de joias criadas por paraenses. As peças fazem parte de uma mostra que está em cartaz no Espaço São José Liberto.

Da redação - A capital paraense recebe a décima edição da exposição “Joias de Nazaré”, que este ano traz peças inspiradas nas 11 romarias da Festividade do Círio. A mostra é realizada desde 2003, com forma de integrar o Espaço São José Liberto, onde funciona o Polo Joalheiro, às várias homenagens prestadas à padroeira do Pará, durante o mês de outubro.

O projeto visual da exposição, assinado pelo artista Emanuel Franco, é inspirado no formato de uma canoa e valoriza recortes de imagens fotográficas do Círio, de autoria de João Ramid, integrados a pequenos objetos de miriti pintados de branco. Estes fazem referência aos objetos de cera levados pelos promesseiros durante a procissão do Círio de Nazaré e, também, ao imaginário cultural ribeirinho.


Foto: Carlos Sodré / Ag. Pará

Com o título “Joias de Nazaré 2012 – Procissões do Círio – A fé renovada em todos os caminhos”, a mostra é formada pelo trabalho de designers, ourives, lapidários e artesãos vinculados ao Polo Joalheiro do Pará. São eles:
Designers: Felipe Braun, Selma Montenegro, Ivete Negrão, Eli Cascaes, Ivam Silva, Ocione Garçom, Lidia Abrahim, Joseli Lima, Rosaurea Simões, Paloma Vale, Barbara Müller, Camilla Amarall, Clarisse Fonseca, Marcilene Rodrigues, Celeste Heitmann, Helena Bezerra e Fábio Monteiro.
Produtores: Amazon Art Joias, Zeus, Ourogema, Danatureza, Montenegro’s, Amazonita, HS Criações & Design, L&B Joias, Joiartmiro, Antônio Tavares, Sila Brasila, Hanna Mariah, Francileudo Duarte, Ivete Negrão e Camilla Amaral.

Brincos "Procissões cromáticas", em ouro 18k com quartzo fumê, ônix e citrino. A joia é inspirada nos tons da motorromaria, uma das 11 procissões do Círio, onde motociclistas abrem passagem para a imagem da Santa / Pingente "Nazaré 10" (ouro 18k com citrinos, greengold e diamantes). A peça, inspirada na rainha dos paraenses, também homenageia a motorromaria, traduzindo em formas e cores toda a expressão de devoção que esta procissão traz. Os citrinos facetados representam os faróis das motos; suas formas sinuosas simbolizam os caminhos percorridos pela fé e o brilho dos diamantes remete aos fiéis iluminados pela imagem da Santa Virgem de Nazaré. As peças são de autoria do designer Felipe Braun e foram produzidas pela Ourogema.

Realizada pelo Governo do Pará, por meio das Secretarias de Estado de Cultura (Secult) e de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom), e pelo Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), a exposição tem entrada franca e pode ser visitada até 4 de novembro, no Espaço São José Liberto (Praça Amazonas, s/n - bairro Jurunas - Belém - PA).

fotos: divulgação

© Copyright Joia br = É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo, sem prévia autorização

 

 

voltar ao index de notícias