PÁGINA INICIAL
EMPRESAS
ENTIDADES
FEIRAS NO BRASIL
FEIRAS NO MUNDO
EXPOSIÇOES E EVENTOS
ARTIGOS
COMÉRCIO EXTERIOR
ENTREVISTAS
MANUAL DE GEMAS
CURSOS
CURIOSIDADES
JOALHERIA DE ARTE
MODA E TENDÊNCIAS
DICAS PRECIOSAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CLASSIFICADOS
PROMOÇÕES
COTAÇÃO DO DÓLAR
ANÚNCIOS
SOBRE O JOIABR
FALE CONOSCO
::::::::::::::::::::::::::::

© Joiabr - 2000
info@joiabr.com.br

 

Novos materiais


 
Joia br - 13 de setembro de 2016
 

Fibra de Buriti é tema de dissertação de Mestrado da gaúcha Ivete Cattani, premiada designer de joias.

Da redação - A pesquisa de novos materiais é característica marcante das criações da designer gaúcha Ivete Cattani.  Com o Colar Tentáculos, feito com silicone hospitalar, prata e  gemas brasileiras, ela conquistou o selo de excelência no iF Design Award.  Outras joias de sua autoria também se destacaram em exposições no Brasil e no exterior, como o Colar Wa’kawa/Palmae - inspirado nos cachos da palmeira Bacaba, o bracelete DeLírios - confeccionado com pele bovina recuperada e o raro topázio imperial e, ainda, o Colar Rastro de  Estrela, onde usou tubos de silicone com leds e fibra ótica.

No dia 29 de julho passado, Ivete concluiu mais uma etapa de sua brilhante trajetória,  quando defendeu sua dissertação de Mestrado na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP.  Ela realizou estudos sobre a fibra de buriti, que é utilizada como matéria-prima em artesanato, como bijuterias, biojoias, cestaria, bolsas, chapéus e objetos para casa. O buriti (Mauritia flexuosa Mart) é  uma espécie de palmeira encontrada no Brasil, América do Sul e Central.


(fotos: Mauro Goulart)

“Durante a investigação sobre as características das estruturas das fibras de buriti, pude ampliar o entendimento sobre as reações físicas e químicas dessas matérias-primas brasileiras com potencial de aproveitamento em novos produtos de design. Minha participação em projetos realizados anteriormente com outros grupos sociais em diferentes regiões do país, como no Vale do Jari (Pará), Bico do Papagaio (Tocantins) e Porto do Sauípe (Bahia), além de possibilitar a expansão dos meus conhecimentos sobre materiais e técnicas praticadas por comunidades tradicionais, também refinou minha capacidade de analisar e desenvolver novas maneiras de aplicar esses mesmos materiais e técnicas ao design contemporâneo”, declarou Ivete.


Artesã maranhense e alguns produtos feitos com fibra de buriti, como colares, pulleiras e bolsas.
(foto: Mauro Goulart)

Como parte de sua pesquisa de mestrado, no ano de 2014, Ivete acompanhou atividades de três associações envolvidas com a extração e beneficiamento de fibras retiradas das folhas jovens do Buriti e seu emprego em criações artesanais, incluindo a escolha das técnicas e do design aplicados a cada produto.

As fotografias e filmagens realizadas durante as visitas resultaram no vídeo “Fibra de Buriti: da Folha ao Produto – Artesanato e Design”. Um registro precioso, com belas imagens e informações, que merece ser compartilhado. Confira:


Fotos, produção e edição de vídeo: Mauro Goulart

Em outubro, Ivete Cattani participará do Design Shake, evento promovido pelo Curso de Moda e pelo Curso de Design de Interiores da Universidade Tiradentes  - UNIT, em Aracaju (SE), quando ministrará palestra e workshop. Ela irá  falar sobre pesquisa e emprego de novos materiais em acessórios,  e incluirá um resumo dos resultados da sua dissertação. Já a oficina  terá como foco a utilização de matéria-prima natural, de preferência oriunda da região.

-------------
N.R.: Há exatos dez anos, em setembro de 2006, Ivete Cattani foi destaque na seção Joalheria de Arte (clique aqui para acessar a matéria) e, desde então, acompanhamos seu trabalho no universo das joias (saiba mais).

 

 




© Copyright Joia br = É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo, sem prévia autorização

 

 

voltar ao index de notícias