PÁGINA INICIAL
EMPRESAS
ENTIDADES
FEIRAS NO BRASIL
FEIRAS NO MUNDO
EXPOSIÇOES E EVENTOS
ARTIGOS
COMÉRCIO EXTERIOR
ENTREVISTAS
MANUAL DE GEMAS
CURSOS
CURIOSIDADES
JOALHERIA DE ARTE
MODA E TENDÊNCIAS
DICAS PRECIOSAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CLASSIFICADOS
PROMOÇÕES
COTAÇÃO DO DÓLAR
ANÚNCIOS
SOBRE O JOIABR
FALE CONOSCO
::::::::::::::::::::::::::::

© Joiabr - 2000
info@joiabr.com.br

 

Tatuagens inteligentes

 

 
Joia br - 13 de agosto de 2016
 

Feitas com folhas de ouro, tatuagens temporárias permitem interagir com dispositivos móveis.

Da redação -  Pesquisadores do MIT Media Lab, em parceria com a Microsoft Research, revelaram o DuoSkin, um projeto experimental que combina moda e tecnologia através de  tatuagens temporárias e que podem ser personalizadas.

As tatuagens são feitas com folhas de ouro (material que já é usado em decoração e, até mesmo, consumido em alimentos e bebidas) e se assemelham a flash tattoos  - que imitam joias e que viraram moda há alguns anos.  O processo de fabricação da DuoSkin inclui criação de matrizes através de software de design gráfico, impressão de circuitos, leds e adesivagem. O ouro é usado pela boa condutividade de energia e, também, pela estética.


Interativas

Além da função de ornamentar, há três maneiras de usar as tattoos:  como interface de entrada (os elementos sobre a pele funcionam  como botões e controles deslizantes, tornando possível comandar funções de um smartphone); interface de saída (graças a tintas termocrômicas, as tatuagens podem mudar de cor conforme a temperatura corporal ) ou uma interface de comunicação (transferência de dados para aplicativos através de tecnologia sem fio NFC). Aperte o play e confira:

O projeto "DuoSkin: Rapidly Prototyping On-Skin User Interfaces Using Skin-Friendly Materials", de  Cindy Hsin-Liu Kao, Christian Holz, Asta Roseway, Andres Calvo, Chris Schmandt, será apresentado durante o ISWC 2016 - International Symposium on Wearable Computers, na cidade alemã de Heidelberg, no próximo mês de setembro.

fotos e vídeo: MIT Media Lab / divulgação


© Copyright Joia br = É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo, sem prévia autorização

 

 

voltar ao index de notícias