PÁGINA INICIAL
EMPRESAS
ENTIDADES
FEIRAS NO BRASIL
FEIRAS NO MUNDO
EXPOSIÇOES E EVENTOS
ARTIGOS
COMÉRCIO EXTERIOR
ENTREVISTAS
MANUAL DE GEMAS
CURSOS
CURIOSIDADES
JOALHERIA DE ARTE
MODA E TENDÊNCIAS
DICAS PRECIOSAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CLASSIFICADOS
PROMOÇÕES
COTAÇÃO DO DÓLAR
ANÚNCIOS
SOBRE O JOIABR
FALE CONOSCO
::::::::::::::::::::::::::::

© Joiabr - 2000
info@joiabr.com.br

 

Procura-se

 

 
Joia br - 13 de maio de 2016
 

Van Cleef & Arpels e Yatzer usam redes sociais para localizar joia criada na década de 50 e vista pela última vez em 1966.

Da redação - Há alguns meses, Costas Voyatzis, fundador e editor-chefe do site Yatzer, conheceu Catherine Cariou, diretora de Património de Van Cleef & Arpels. Ela mostrou a ele várias peças dos arquivos da maison, entre as quais alguns broches de animais da coleção La Boutique* e disse que gostaria de localizar um deles, visto pela ultima vez há 50 anos. A joia, com a forma de um filhotinho de cachorro, é feita de ouro amarelo com olhos de esmeralda e focinho de ônix.

Deste encontro surgiu a parceria com o Yatzer, que se propôs a mobilizar sua comunidade on-line a fim de ajudar a encontrar a joia espalhando cartazes pela web. O objetivo é que o broche original possa voltar à Van Cleef & Arpels e estrelar, ao lado de seus companheiros da coleção, uma reprodução de uma propaganda de 1966. (confira o vídeo ao final da matéria).


Assim, a ideia é que o cartaz de “procura-se” possa ser compartilhado nas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram por gente de todo o mundo. Quem quiser ajudar na busca deve acessar o hotsite Missing Precious Puppy, clicar em participar e depois preencher o formulário que se abrirá. Há cartazes em vários idiomas, inclusive em português! 

 

* A coleção La Boutique, lançada em 1954, era composta por joias encantadoras, feitas de ouro amarelo cravejado de pedras finas e esmalte. Cada peça da edição foi assinada.

Com esta coleção,  a Van Cleef & Arpels  visava conquistar uma nova clientela,  que  buscava joias mais acessíveis. Uma de suas linhas, a Bestiário, incluía broches fofos e divertidos em forma de animais, que rapidamente caíram no gosto de clientes da marca - entre eles, gente famosa. O gato, por exemplo, foi comprado pela Princesa Faiza do Egito, pela rainha Sirikit da Tailândia e por  Sophia Loren, que levou 4 exemplares! O leão (criado em 1962) foi usado por pela princesa Grace de Mônaco e o magnata Aristóteles Onassis adquiriu 13 broches de animais, incluindo o gato, o leão e o rato.

A propaganda de 1966.

 

 

 


Nos últimos 20 anos, a missão de Catherine Cariou é enriquecer o acervo do museu da Van Cleef & Arpels, localizando peças antigas da maison em feiras de joias vintage e em leilões, porém alguns itens ainda não foram encontrados - e um deles é o broche em questão. Apesar de manter uma lista de clientes que compraram os broches, o cachorrinho não foi reproduzido tantas vezes como alguns dos outros modelos.

Fotos: Van Cleef & Arpels

© Copyright Joia br = É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo, sem prévia autorização

 

 

voltar ao index de notícias