PÁGINA INICIAL
EMPRESAS
ENTIDADES
FEIRAS NO BRASIL
FEIRAS NO MUNDO
EXPOSIÇOES E EVENTOS
ARTIGOS
COMÉRCIO EXTERIOR
ENTREVISTAS
MANUAL DE GEMAS
CURSOS
CURIOSIDADES
JOALHERIA DE ARTE
MODA E TENDÊNCIAS
DICAS PRECIOSAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CLASSIFICADOS
PROMOÇÕES
COTAÇÃO DO DÓLAR
ANÚNCIOS
SOBRE O JOIABR
FALE CONOSCO
::::::::::::::::::::::::::::

© Joiabr - 2000
info@joiabr.com.br

 

Rio + Design Milão 2015

 

 
Joia br - 13 de abril de 2015
 

Mostra de design inclui joias e acontece paralelamente ao Salão do Móvel de Milão.

Da redação - O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, leva 40 designers fluminenses para participar da Rio + Design, na Itália. A ação tem parceria com a Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) e com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

Em sua sétima edição, a Rio + Design tem como foco a tecnologia e o uso de madeira sustentável. A mostra é realizada em paralelo ao Salão do Móvel de Milão e ocupará um espaço de 300 m² na Via Tortona, uma fábrica têxtil. Cerca de R$800 mil foram investidos na exposição, que será aberta à visitação entre os dias 14 e 19 de abril.


O anel Kayan, de Diogo Dalloz, de ouro 18 k ou prata 925, tem design inspirado em tatuagens tribais. A pedra central pode ser trocada (as gemas são vendidas separadamente).

Designers de joias associados ao Sistema Ajorio estão entre os expositores selecionados pela curadoria da Rio + Design. São eles: Atelier Shiper, Ana Berredo, Ana Jacob/Monica Pondé, Beatrice Reinisch (Reinisch & Gava), Denise Queiroz, Diogo Dalloz, Flavia Amoedo, Iriana Tortori, Lívia Canuto, Marzio Fiorini, Nely Mazorra, Odara (Rachel Sabbagh e Isabela Drummond), Silvia Blumberg, Virginia Moraes (Pontos da Joalheria), Vanessa Robert e Alice Bodanzky (Mater).


1 - Anel Tum Tum, de Flavia Amoedo
2 - Brincos Argola Picadeiro, de Livia Canuto
3 - Anel Carbono, de Mônica Pondé
4 - Anel Vida, da Odara


5 - Anel Amor Sustentável, de Silvia Blumberg, feito com prata e resíduos de madeira certificada - materiais reciclados, além de gemas preciosas.
6 - Brincos Vereda, de Denise Queiroz, com imbuia reaproveitada de uma fábrica de móveis, além de prata e citrinos.
7 - Anel Bumerangue, de Ana Berredo. Resultado da parceria entre ourivesaria e marcenaria, a madeira imbuia foi escolhida por sua maleabilidade e durabilidade.
8 - Anel Pirâmide, by Reinisch & Gava,tem base de madeira e pirâmide de ouro 18 k (desenvolvida em 3D usando o software Rhinoceros).
9 - Pulseira Pontos da Floresta, de Virginia Moraes, em prata e refugo de diversas madeiras brasileiras provenientes da produção de móveis e objetos.

“Neste ano, a curadoria da Rio + Design teve o cuidado para que os produtos contemplassem, sobretudo, a utilização da tecnologia e a madeira sustentável. Teremos uma agenda de encontros entre nossos designers com empresários para promover a realização de negócios, seja por meio de joint venture ou de parcerias para venda direta”, explica a subsecretária estadual de Comércio e Serviços, Dulce Ângela Procópio.


Entre as peças expostas estão duas joias premiadas em concursos internacionais de design. O Pingente Mater recebeu menção honrosa no Red Dot 2015. A joia é desenvolvida a partir da combinação da ultrassonografia e de batimentos cardíacos de um bebê (veja aqui). Já o anel Órbitas, do Atelier Schiper, que conquistou o selo de qualidade iF Design Award 2015, é inspirado em trajetórias de satélites (veja aqui).


fotos: divulgação


 


© Copyright Joia br = É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo, sem prévia autorização

 

 

voltar ao index de notícias