PÁGINA INICIAL
EMPRESAS
ENTIDADES
FEIRAS NO BRASIL
FEIRAS NO MUNDO
EXPOSIÇOES E EVENTOS
ARTIGOS
COMÉRCIO EXTERIOR
ENTREVISTAS
MANUAL DE GEMAS
CURSOS
CURIOSIDADES
JOALHERIA DE ARTE
MODA E TENDÊNCIAS
DICAS PRECIOSAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CLASSIFICADOS
PROMOÇÕES
COTAÇÃO DO DÓLAR
ANÚNCIOS
SOBRE O JOIABR
FALE CONOSCO
::::::::::::::::::::::::::::

© Joiabr - 2000
info@joiabr.com.br

 

TEFAF 2016 - Alta joalheria

 

 
Joia br - 11 de março de 2016
 

Criações de alta joalheria são destaque em feira de arte e antiguidades.

Da redação - Considerada a principal feira de arte do mundo e evento essencial para grandes colecionadores, a TEFAF - The European Fine Art Fair deu início a mais uma edição nesta sexta-feira (11), no Maastricht Exhibition and Congress Centre, na Holanda.  Além das seções tradicionais de pinturas dos grandes mestres e antiguidades, a feira oferece obras de arte moderna e contemporânea, bem como fabulosas joias.

Este ano, há novidades na seção de Alta Joalheria. O consagrado Wallace Chan, de Hong Kong, apresenta suas surpreendentes joias esculturais, enquanto a Verdura, de Nova York, mostra  versões contemporâneas de projetos emblemáticos de Suzanne Belperron.


Wallace Chan criou uma técnica de escultura ilusória e surpreendeu a indústria com uma série de criações com titânio. É reconhecido internacionalmente como autor de joias e, também, como artista e filósofo. Seu bracelete Fish’s Whisper é um verdadeiro poema: conta uma história de amor entre dois peixes - esculpidos em cristal, que sussurram entre ondas e corais, traçados com diamantes fancy, topázios azuis e safiras coloridas. No anel My Dreams (turmalinas, água-marinha, lápis-lazúli, tsavorita e safira rosa), Chan demonstra  como explorar as qualidades fundamentais das gemas preciosas, como luz, brilho, cor e forma.


Verdura e Belperron exibem joias novas e vintage, destacando o design de cada maison. Entre os destaques, está a edição especial do bracelete Theodora, recentemente lançada para marcar o 75º aniversário da Verdura (saiba mais aqui). A joia, em ouro 18 k  e esmalte preto, traz um trio de gemas preciosas em alto relevo – safira (9 ct), esmeralda (5 ct) e ametista (5 ct) entre 31 outras gemas de variadas formas. A edição é limitada a 200 peças assinadas e numeradas.  Outra peça fantástica é a pulseira Leaf Coronet, criada a partir do vasto arquivo de Suzanne Belperron  (1900-1983). A joia é feita de platina, diamantes e 172.25 quilates de cristal de rocha esculpido. Belperron ficou conhecida por unir gemas e metais preciosos, concentrando-se na beleza de cada combinação sem levar em conta seu valor intrínseco.

Além deles, Chopard, Van Cleef & Arpels, Hemmerle, Otto Jakob e Alexandre Reza integram o espaço de alta joalheria na TEFAF.


Entre as novidades que a Chopard leva à Tefaf, estão peças de sua mais recente coleção de alta joalheria apresentada durante a semana de alta costura de Paris (veja aqui), como o bracelete Flora e Fauna (ouro branco e titânio com ametistas, esmeraldas, turmalinas Paraíba, rubis, espinélios vermelhos e tsavoritas). A maison ainda revela o relógio L.U.C Perpetual Chrono, que terá lançamento oficial em BaselWorld, salão mundial de relojoaria e joalheria que acontece entre 17 e 24 de março, na Suíça.


1- Clip Iolanta (ouro branco e rosa com diamantes, rubis e safiras multicoloridas), da Van Cleef & Arpels / 2- Brincos com miniaturas de antigos pires de porcelana Caughley, safiras, cobre e ouro branco - joia datada de aprox. 1785, exibida pela Hemmerle / 3 – Anel Akar II, de Otto Jakob, feito com ouro branco parcialmente oxidado, 79 diamantes marrons e 75 diamantes black em micropavê / 4 – Anel Facette by Alexandre Reza (ouro amarelo, ébano, esmeralda colombiana de 17,83 ct).

Joias também são ofertadas em outros espaços, por galerias e antiquários que participam do evento.  A TEFAF Maastricht prossegue até o dia 20 de março.

__________
N.R.: A TEFAF anunciou que, através de uma joint venture com a Artvest, duas feiras de arte serão realizadas  anualmente em Nova York (EUA). Com base nos 30 anos de sucesso e experiência da edição holandesa,  os dois novos eventos na Big Apple devem seguir  os mesmos critérios de seleção e  o rigoroso processo  de aprovação de expositores.  A primeira TEFAF NY está programada para o próximo mês de outubro e a segunda para maio de 2017.


fotos: cortesia TEFAF / divulgação


 


© Copyright Joia br = É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo, sem prévia autorização

 

 

voltar ao index de notícias